15 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Abril 2021
Inicio Saúde CoronaVirus Covid-19. Testes gratuitos à população vêm ''tranquilizar os oeirenses''

Covid-19. Testes gratuitos à população vêm ”tranquilizar os oeirenses”

Desde segunda-feira, é possível aos residentes de Oeiras realizar testes antigénio em farmácias que aderiram ao programa de testagem massiva levado a cabo pelo Município de Oeiras.

No total, nove farmácias tinham, até esta terça-feira, aderido ao programa de testagem massiva à população promovido pela Câmara Municipal de Oeiras. A Farmácia Nova de Carnaxide é uma delas e, em declarações ao Jornal SOL, Rita Braga, responsável pela equipa de testagem do estabelecimento, admite que, normalmente,  a farmácia faz dois ou três testes por dia, contudo a quantidade tem vindo a aumentar ”porque as pessoas não tinham a perceção total desta possibilidade”, acrescentando que desde segunda-feira “nota-se uma diferença astronómica, principalmente, em relação à curiosidade que existe”.

“Apanhámos muitas pessoas que estavam infetadas e dirigiram-se aqui”. ”Em conversa, detetávamos algo e sugeríamos que a pessoa, por exemplo, ligasse para o SNS24 e obtínhamos como resposta ‘Sim, eu já sei que estou positivo’”, diz a farmacêutica.

“Sentimos a nossa integridade colocada em causa muitas vezes”, admite, adicionando que “com o passar do tempo, tudo começou a ser instintivo, como desinfetar as mãos constantemente, os balcões, usar máscaras e viseiras, fazer as refeições isoladamente, não ligar o ar condicionado ou até deixar a porta sempre aberta para o ar circular”.

Segundo Rita Braga, os resultados demoram cerca de 15 minutos a surgirem. A informação é inserida no Excel que gera os documentos que são enviados às entidades diariamente e o e-mail ou SMS aos doentes.

Para que os munícipes possam usufruir dos dois testes mensais custeados pela câmara municipal, basta que, além dos dados habitualmente fornecidos para a realização do teste, permitam que a equipa envie uma SMS para o número 3838, normalmente usado para receção de dados eleitorais, para que a farmácia tenha, deste modo, um comprovativo de morada.

“Esta oportunidade é essencial para que o plano desconfinamento seja feito com cuidado e acaba por tranquilizar os oeirenses”, concluiu a profissional.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

IST. Técnico é parceiro em projeto internacional para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes

O BIOCO2 é um projeto internacional no âmbito de tecnologias CCS –CCU para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes. O objetivo é...

PHC CS: a evolução digital no caminho para a competitividade da sua empresa

O PHC CS é um software que permite evoluir digitalmente as empresas, assegurando uma gestão competitiva e que, ao mesmo tempo, proporciona os melhores...

Militantes do PS Oeiras aprovam mais dois candidatos a Freguesias do Município

Estão escolhidos os cabeça de lista do PS Oeiras para a freguesia de Porto Salvo e União de Freguesias de Oeiras, São Julião da...

Federação Portuguesa de Futebol colabora no combate ao racismo

A Federação Portuguesa de Futebol contribuiu para a construção do Plano de Combate ao Racismo e à Discriminação, que foi apresentado na passada sexta-feira...

Comentários Recentes