18.6 C
Oeiras Municipality
Dom 26 Junho 2022
Inicio Entretenimento Cultura Curso'De Tutankhamon e Carter à Tutmania e Mumiamania - No centenário da...

Curso’De Tutankhamon e Carter à Tutmania e Mumiamania – No centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon’, na Aerlis

‘De Tutankhamon e Carter à Tutmania e Mumiamania – No centenário da descoberta do túmulo de Tutankhamon’ é o nome do curso que irá decorrer durante as quintas-feiras do mês de março, no Edifício Associação Empresarial da Região de Lisboa – Aerlis, pelas 20h30.

 

José das Candeias Sales (Universidade Aberta; Centro de História da Universidade de Lisboa; Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta) e Susana Mota (Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta) são os oradores convidados para as cinco sessões deste curso.

 

A entrada é livre, sujeita a inscrição até ao dia 28 de fevereiro. Para tal, basta enviar o nome completo, endereço de email e telefone de contacto para projectotut@gmail.com.

 

➡️ Conheça a programação completa:

 

3 de Março – O Mundo de Tutankhamon, o Faraó-Menino

 

O faraó Tutankhamon (1333-1323 a.C.) subiu ao poder ainda criança (com cerca de 8 anos de idade) e morreu antes de completar os 20 anos. Viveu na XVIII Dinastia, no Império Novo, um fascinante período da história do Egipto antigo em que o mundo mudava muito rapidamente, com significativas alterações culturais, religiosas, políticas e administrativas, interna e externamente, ocupando o Egipto o centro da vida internacional. Importa conhecer de forma mais ou menos detalhada esse mundo para perspetivar corretamente a vida e a morte do faraó-menino, herdeiro de uma dinastia com cerca de 700 anos.

 

 

 

 

 

10 de março – A Descoberta do Túmulo do Rei Dourado

 

A 4 de novembro de 1922, o arqueólogo Howard Carter (1874-1939), trabalhando a expensas do 5º Lord de Carnarvon (1866-1923), descobre o início da escadaria que levaria ao túmulo intacto do há muito procurado faraó Tutankhamon. Durante mais de 10 anos, Carter e a sua equipa de arqueólogos recuperaram mais de 5000 artefactos das várias dependências do túmulo real. Muitos desses objetos, depois musealizados, tornaram-se verdadeiros ícones da arte egípcia e da Egiptologia, sendo reconhecidos por milhões de pessoas em todo o mundo.

 

 

 

17 de março – A Maldição da Múmia: Mistério e Fascínio

 

A cobertura mediática dada à abertura do túmulo de Tutankhamon constituiu um momento inusitado de disseminação do conhecimento sobre a grande descoberta arqueológica do Vale dos Reis. Com a morte de Lord Carnarvon, a 5 de abril de 1923, rapidamente se espalhou pelos meios de comunicação a ideia da “maldição da múmia”, da “vingança do faraó”, que atingiria, no fundo, supostamente, todos os que ousavam importunar o seu sono eterno.

 

 

 

 

 

 

 

24 de março – Expressões da Egiptomania num mundo global: A Tutmania

 

A Tutmania é um fenómeno da cultura popular a nível global que expressa todo o fascínio e admiração que se desenvolveu em torno do faraó Tutankhamon após a descoberta do seu túmulo por Carter e Carnarvon. Embora tudo em torno do faraó, do seu túmulo e dos seus tesouros tenha sido digno de grande interesse ao longo dos tempos, foi a “maldição da múmia”, particularmente desenvolvida após a morte de Lord Carnarvon, que mais motivou o desenvolvimento do entusiasmo e fascínio por esta figura do antigo Egipto e a sua autêntica veneração por fans em todos os quadrantes geográfico-culturais.

 

 

 

31 de março – Expressões da Egiptomania num mundo global: A Mumiamania

 

As múmias são um tópico do fascínio gerado pelo Egipto antigo, desde o século XVIII até à atualidade, onde se mesclam a curiosidade mórbida e a científica com o apelo dos talismãs, amuletos e efeitos miraculosos. A Mumiamania, como obsessivo e ardente interesse popular pelas múmias egípcias, foi reforçada pela Tutmania e tem no cinema e no audiovisual os últimos testemunhos do seu poderoso impacto sobre vastas audiências. Moldando claramente a apreciação e a compreensão do Egipto antigo, da sua cultura e das suas práticas e produções, a Mumiamania foi e é um importante agente na receção da civilização do Egipto antigo.

Para mais informações: projectotut@gmail.com

 

 

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Encerramento da Fase I do Parque dos Poetas de 27 de junho a 5 de julho

A I Fase do Parque dos Poetas, em Oeiras, estará encerrada ao público para a preparação e realização do evento ‘Festival Panda’. ⚠️ AVISO: Encerramento...

Requalificação das rampas de acesso à Praia de Santo Amaro de Oeiras

O Município de Oeiras irá proceder à requalificação das rampas de acesso à Praia de Santo Amaro de Oeiras, entre 27 de junho e 1 de julho. Esta...

Município de Oeiras apoia Equipa de Basquetebol do Paço de Arcos Clube

A Equipa de Basquetebol dos Sub-14 A Masculinos do Paço de Arcos Clube esteve presente na última Reunião de Câmara para agradecer à Câmara...

Festival Internacional de Piano de Oeiras – FIPO está a chegar

O Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO) está de volta com a realização de inúmeros recitais. A Academia de Música Flor da Murta realiza...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz