16.9 C
Oeiras Municipality
Ter 2 Março 2021
Inicio Entretenimento Cultura Custom Circus inaugura loco'motive no sábado

Custom Circus inaugura loco’motive no sábado

Em Oeiras, o próximo sábado vai ser a todo o vapor.  A Custom Circus inaugura a Loco’Motive, uma instalação artística cuja criação partiu do restauro de uma locomotiva a vapor de 1903, um testemunho do passado industrial, que fica agora disponível para fruição do público. Interligando a arqueologia industrial com o imaginário Steampunk, a obra Loco’motive integrará a galeria outdoor dos Nirvana Studios (Estrada Militar de Valejas, n.º 66, em Barcarena).
A inauguração, marcada para o dia 3 de outubro, às 21H00, contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.
Esta intervenção de cariz artístico e plástico devolveu a dignidade a esta peça histórica, pertença da coleção do Museu Nacional Ferroviário, cujo estado de avançada deterioração já não permitia o restauro museológico. Trata-se, pois, de uma abordagem pioneira em Portugal, que visa oferecer novas perspetivas multidisciplinares sobre o património ferroviário, sensibilizando os diferentes públicos para a necessidade da sua preservação e divulgação.
Esta peça, elemento central de revolução industrial, será o centro de uma instalação artística, tridimensional, que ficará exposta de forma panorâmica, contribuindo para transmitir o legado deste período histórico às futuras gerações.
Trata-se de uma obra plástica, dedicada à estética internacional Steampunk Retro-Futurista, que proporciona um novo elemento de interesse municipal e, consequentemente, de promoção turística. Por este motivo e tendo em conta a relevância do trabalho desenvolvido pela Associação Custom Circus no espaço Nirvana Studios, que atrai anualmente dezenas de milhares de pessoas, o Município de Oeiras aprovou a atribuição de uma comparticipação financeira àquela Associação, no valor 35.000,00€ para o desenvolvimento deste projeto.
O projeto Loco’Motive conta também com a parceria e apoio de instituições como a Fundação CP, da Infraestruturas de Portugal, do Museu Ferroviário e da Câmara Municipal do Entroncamento, entre muitas outras instituições e empresas.
Notas para o dia da inauguração:
– O espetáculo é ao ar livre – o público tem de manter o afastamento social e utilizar máscara.
Alternativas:
– Espaço reservado para um Drive In (com ecrã gigante), junto aos Nirvana Studios, onde os espectadores podem sintonizar os seus rádios numa frequência exclusiva para acompanhar o espetáculo.
– Quem queira ver a partir de casa, poderá acompanhar o projeto Loco’Motive através das redes sociais do Museu Nacional Ferroviário, dos Nirvana Studios e do Custom Circus.
custom circus.jpg

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Tecnologia do ISQ na Missão a Marte da NASA

No passado dia 18 de fevereiro chegou a Marte o “Perseverance”, um veículo da NASA que tem como missão procurar vestígios de vida no...

Câmara vai realizar requalificação do Passeio Vitorino Nemésio, em Oeiras

A Câmara Municipal de Oeiras vai proceder à execução da empreitada de requalificação do Passeio Vitorino Nemésio, em Oeiras. O objetivo da obra visa a...

Câmara de Oeiras atribuiu apoio financeiro ao Clube Recreativo Leões de Porto Salvo

​O Município de Oeiras aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 4.000,00€ (quatro mil euros) ao Clube Recreativo Leões de Porto Salvo para...

Talkdesk tem mais de 500 ofertas de emprego

A Talkdesk, o unicórnio português da tecnologia para contact centers, tem mais de 500 ofertas de emprego disponíveis. A empresa avançou ao Jornal Económico...

Comentários Recentes