15.1 C
Oeiras Municipality
Qua 20 Janeiro 2021
Inicio Sociedade Daniel Sampaio vai estar nas Conversas Criativas com o tema “Como vão...

Daniel Sampaio vai estar nas Conversas Criativas com o tema “Como vão evoluir as relações interpessoais?”

Em janeiro continua o “Festival Cogito – ideias que transformam”, uma organização do Município de Oeiras que alia várias abordagens repartidas por projetos dedicados à reflexão e ao diálogo sobre ideias transformadoras.

“Para Ler as ideias do mundo”, apresenta semanalmente o Jornal COGITO, um serviço de notícias e notícias-filme globais, nacionais e de Oeiras. Pode receber o jornal das ideias inscrevendo-se na Newsletter semanal, ou ler diretamente em www.cogito.pt. É gratuito. “Para ouvir boas ideias”, o programa é composto pelas Conversas Criativas que acontecem semanalmente às 4ªs feiras, pelas 21h30. Contam com a colaboração do público, as conversas procuram estimular as boas ideias num processo de co-criação ao vivo. Inclui ainda os Diálogos COGITO, às 5ªs feiras, assentes em conversas com cientistas sobre ideias de longo alcance, que abordam temas fora da caixa, atuais e atrativos, mais direcionados para os jovens. Em resumo, o Festival desafia personalidades de várias áreas para, durante o mês de janeiro, discutir temas diversos em ligação com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia (EOCT), a saber:

• 13 de janeiro, o psiquiatra Daniel Sampaio vai estar nas Conversas Criativas com o tema “Como vão evoluir as relações interpessoais?” Daniel Sampaio é bem conhecido dos portugueses. Mas importa referir que se formou em medicina e doutorou-se em psiquiatria. Foi diretor do serviço de psiquiatria do Hospital de Santa Maria e introduziu em Portugal o conceito da terapia familiar. Continua a exercer, publicou vários livros e é uma presença assídua nos órgãos de comunicação social.

Porém, o COGITO explora outros temas nas restantes áreas e “para aprender a ter boas ideias” e melhorar a forma como as pensamos e comunicamos, a Academia COGITO dinamiza às 3ª feiras, pelas 18h30 (a 5, 12, 19 e 26 de janeiro), aulas de criatividade e projeto com o objetivo de desmistificar a criatividade, o processo criativo e a sua aplicação.

A concluir, e “para apresentar ideias”, o Speaker Corner vai dar palco ao cidadão comum e aos estudantes do ensino secundário. Numa grande Festa do Conhecimento, no sábado 30 de janeiro de 2021, no Palácio Flor da Murta, temos em destaque um espaço de apresentação e comunicação de boas e grandes ideias.

O COGITO 2021 é conhecimento, criatividade e cultura e, ao mesmo tempo, é estratégia de desenvolvimento rumo à “Capital Nacional da Ciência e Inovação”. Engloba vários temas de interseção com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, a qual convoca ao trabalho em rede entre o meio empresarial, os centros de investigação, as universidades e os cidadãos de Oeiras, sempre no pressuposto de aproximar a ciência, o conhecimento e a criatividade que se faz em Oeiras a vários públicos e às escolas, e estes aos cientistas e suas instituições.

Estamos prontos e desejosos de percorrer caminhos que nos conduzirão ao topo e ao objetivo comum de consolidar a ciência e tecnologia como parte da identidade de Oeiras.

Pode acompanhar as emissões em direto na página de Facebook: https://www.facebook.com/ideiasquetransformamoeiras/

 

INFORMAÇÕES:
https://www.cogito.pt/

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Nova Acrópole promove Seminário: Os Templários na Europa e no Oriente

O Centro de História Jaime Cortesão, a Nova Acrópole Oeiras-Cascais e o Espaço Arkhé, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras promovem o...

Cientistas de Oeiras desenvolvem estudos de diagnóstico a partir da saliva

Instituições de Oeiras estão na dianteira na investigação de alternativas menos agressivas de diagnóstico do SARS-CoV-2. Em meados de Dezembro, o IGC anunciou resultados “muito...

Cardiga Training Center Workshop 2 – Como ser um desportista mais confiante

Estão abertas as inscrições até dia 20 Janeiro para o WORKSHOP 2 – COMO SER UM DESPORTISTA MAIS CONFIANTE, que se realizará, on-line, dia...

Oeiras continua a apoiar empresas para recuperação económica

Com o objetivo de moderar os efeitos recessivos da Covid-19, o Município de Oeiras tem vindo a adotar medidas de apoio ao setor empresarial...

Comentários Recentes