16.8 C
Oeiras Municipality
Ter 30 Maio 2023
Inicio Saúde DGS. Centros de Tratamento terão bombas de insulina híbridas e microbombas

DGS. Centros de Tratamento terão bombas de insulina híbridas e microbombas

A Direção-geral da Saúde (DGS) acaba de anunciar que os Centros de Tratamento com Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina terão disponíveis bombas de insulina híbridas e microbombas comparticipadas na totalidade pelo Serviço Nacional de Saúde.

A DGS adianta que se realizará nos próximos anos, uma “aquisição faseada” destes novos tipos de dispositivos, “de forma a cobrir a totalidade dos utentes com Diabetes tipo 1 e indicação clínica para a sua utilização”.

Segundo a DGS, estas novas bombas de insulina oferecem oportunidades de melhoria da qualidade do tratamento e qualidade de vida, acrescentando que, desde 2020, “todas as pessoas com diabetes tipo 1 acompanhadas nos centros de tratamento validados e com indicação clínica podem ter acesso ao tratamento com bombas de insulina, ao abrigo deste programa”.

As bombas de insulina permitem uma melhoria da qualidade de vida, já que dispensam a administração de múltiplas injeções por dia, assim como uma melhoria do controlo glicémico, pois imitam de uma forma mais próxima a secreção fisiológica de insulina pelo pâncreas.

O presidente da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), afirma que os centros de tratamento “são limitados e têm poucos meios”, apesar de reconhecer que já há uma maior distribuição por todo o país.

Segundo José Manuel Boavida, a população a abranger por estas bombas comparticipadas pelo Estado é de cerca de 15 mil pessoas, num processo que começou pela colocação de cerca de 100 bombas por ano e que tem vindo a aumentar “consoante a capacidade de resposta” dos serviços de saúde.

No final de 2021, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde adiantou que cerca de 4.000 diabéticos estavam em tratamento em Portugal com bombas de perfusão subcutânea contínua de insulina, um número que tem vindo a crescer desde 2018, passando de pouco mais de 2.800 para cerca de 4.000.

Na altura, anunciou ainda que este ano seriam incluídos neste programa, pela primeira vez, dispositivos híbridos e microbombas (bombas inteligentes).

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se a 30 de maio

No dia 30 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença neurológica crónica e degenerativa que afeta milhões de pessoas em...

ISQ escolhido pela SONATRACH GB para fornecer serviços off-site de ensaios laboratoriais e cálculo de engenharia

O ISQ foi escolhido pela SONATRACH GB para fornecer serviços off-site de ensaios laboratoriais e cálculo de engenharia nas suas unidades industriais de processamento...

AED DAYS. Maior evento português de Aeronáutica, Espaço e Defesa volta a Oeiras

Oeiras vai receber, durante quatro dias, a 10.ª edição do AED Days, evento dedicado às indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa organizado pela AED...

Carnaxide vai ser palco da XI Corrida de Rolamentos

A Divisão Policial de Oeiras vai realizar no dia 30 de maio de 2023, pelas 10h30, a XI Edição da Corrida de Carrinhos de...

Comentários Recentes