No dia 30 de novembro, o Município de Oeiras irá assinalar o Dia Internacional da Cidade Educadora com uma conversa sob o lema ‘A cultura, fonte de criação e de aprendizagem na Cidade Educadora’.
O Auditório da Escola Secundária Luís de Freitas Branco, pelas 18h30, será palco da iniciativa, cuja moderação estará a cargo do Vereador Pedro Patacho e que terá como convidados Luís Manuel Bernardo, professor de Filosofia, Selma Uamusse, artista, João Pinto Coelho, escritor, e Daniel Perdigão, ilustrador.
Esta data visa criar consciência, à escala mundial, da importância da Educação como motor de mudança e juntar novos aliados a favor deste modelo de cidade.
Com esta celebração global, a AICE – Associação Internacional de Cidades Educadoras, pretende contribuir para os objetivos da Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável.
A agenda, elaborada mediante um diálogo sem precedentes entre os estados membros das Nações Unidas, os governos locais, a sociedade civil, o setor privado e outros agentes, atribui especial importância às cidades (ODS 11) e à educação de qualidade para todos e ao longo da vida (ODS4).
Esta iniciativa pode ser também uma oportunidade única para dar a conhecer o compromisso de cada município com os princípios da Carta das Cidades Educadoras, para o revitalizar e para dar a conhecer aos cidadãos o trabalho que desenvolve, gerando uma maior apropriação, compromisso e resultados da ação.