20.5 C
Oeiras Municipality
Seg 1 Junho 2020
Inicio Saúde CoronaVirus Efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches

Efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou que foram efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches em todo o país, tendo dado prioridade aos funcionários que iniciaram funções a 18 de maio.

Segundo a ministra Ana Mendes Godinho, desde há uma semana, já foram realizados cerca de 10 mil testes em todo o país e, segundo Graça Freitas, da Direção-geral da Saúde, ainda não existiam casos positivos confirmados.

Em caso de surgirem casos confirmados, o grande objetivo “é isolar os casos positivos que existam, para que a reabertura das creches seja feita com o máximo de segurança e de cautela, e com a implementação das medidas de prevenção necessárias”, cita a Rádio Renascença.

Questionada sobre os apoios para os trabalhadores das creches que têm filhos e que optem por ficar em casa ou por impedimento legal, Ana Mendes Godinho referiu que o Governo “tem em vigor o apoio à família, para todos os trabalhadores que não tenham alternativa”.

“Portanto, isto será feito de uma forma faseada e certamente a gestão dos trabalhadores será feita em função de cada creche e do número de crianças que vão retomando. Esse é modelo que deve ser adaptado em função de cada caso concreto e do número de crianças”, frisou.

No total, serão testados cerca de 2.000 funcionários de 130 creches algarvias e perto de 900 funcionários de 55 creches do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

A maioria das crianças não vai regressar à creche na próxima semana, indica um inquérito da Associação de Creches e de Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) junto de 90 associados.

Segundo a presidente da ACPEEP, Susana Batista, a maioria das creches vai receber cinco ou seis crianças e alguns estabelecimentos já sabem que não vão ter ninguém. Nos últimos dias, os educadores de infância e a direção das escolas têm estado em contacto com os encarregados de educação para perceber quantas crianças vão regressar de forma a poderem planear a reabertura.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Trabalhadores com salários baixos podem vir ter Lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar uma nova solução para o lay-off. O regime simplificado está a chegar ao fim e o Executivo está a...

Instituto Piaget abre Clínica de Psicologia

Em tempo de combate à pandemia da Covid-19, abriu ao público a Clínica Piaget de Almada, uma nova clínica de psicologia instalada no campus...

Portugal já tem a sua primeira concept store de queijo

Lisboa conta com um novo espaço de eleição para os apreciadores dos bons sabores e amantes do queijo, em particular. Trata-se da Queijaria Machado,...

COVID-19: mais uma razão para deixar de fumar

A 31 de maio celebra-se o Dia Mundial sem Tabaco e a Medicina Interna quis assinalar esta data uma vez que os internistas todos...

Comentários Recentes