11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Saúde CoronaVirus Efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches

Efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social anunciou que foram efetuados 10 mil testes para despistagem da covid-19 a funcionários das creches em todo o país, tendo dado prioridade aos funcionários que iniciaram funções a 18 de maio.

Segundo a ministra Ana Mendes Godinho, desde há uma semana, já foram realizados cerca de 10 mil testes em todo o país e, segundo Graça Freitas, da Direção-geral da Saúde, ainda não existiam casos positivos confirmados.

Em caso de surgirem casos confirmados, o grande objetivo “é isolar os casos positivos que existam, para que a reabertura das creches seja feita com o máximo de segurança e de cautela, e com a implementação das medidas de prevenção necessárias”, cita a Rádio Renascença.

Questionada sobre os apoios para os trabalhadores das creches que têm filhos e que optem por ficar em casa ou por impedimento legal, Ana Mendes Godinho referiu que o Governo “tem em vigor o apoio à família, para todos os trabalhadores que não tenham alternativa”.

“Portanto, isto será feito de uma forma faseada e certamente a gestão dos trabalhadores será feita em função de cada creche e do número de crianças que vão retomando. Esse é modelo que deve ser adaptado em função de cada caso concreto e do número de crianças”, frisou.

No total, serão testados cerca de 2.000 funcionários de 130 creches algarvias e perto de 900 funcionários de 55 creches do Baixo Alentejo e Alentejo Litoral.

A maioria das crianças não vai regressar à creche na próxima semana, indica um inquérito da Associação de Creches e de Pequenos Estabelecimentos de Ensino Particular (ACPEEP) junto de 90 associados.

Segundo a presidente da ACPEEP, Susana Batista, a maioria das creches vai receber cinco ou seis crianças e alguns estabelecimentos já sabem que não vão ter ninguém. Nos últimos dias, os educadores de infância e a direção das escolas têm estado em contacto com os encarregados de educação para perceber quantas crianças vão regressar de forma a poderem planear a reabertura.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz