8.5 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Ciência Empresa do Grupo ISQ desenvolveu uma solução inovadora para dar resposta...

Empresa do Grupo ISQ desenvolveu uma solução inovadora para dar resposta ao ruído ambiental

O ruído é um dos principais fatores de risco ambiental para a saúde, estimando-se que só na Europa ocidental e apenas devido ao ruído de tráfego rodoviário, sejam perdidos anualmente 1,6 milhões de anos de vida saudável. A DBWAVE, empresa do Grupo ISQ, desenvolveu uma solução inovadora, com incorporação de inteligência artificial, para dar resposta a este problema, ajudando diversos sectores da indústria e entidades publicas e privadas.

A exposição ao ruído ambiental pode levar a reações de stress, perturbação do sono, da saúde mental e do bem-estar, deficiência cognitiva nas crianças, bem como efeitos negativos no sistema cardiovascular e metabólico. A OMS identificou o ruído como a segunda causa ambiental mais significativa de doenças na Europa Ocidental, a seguir à poluição atmosférica.

Esta realidade tem colocado uma crescente pressão sobre as organizações que estão relacionadas com a emissão de ruído, caso de infraestruturas de transportes (aeroportos, estradas, caminhos-de-ferro), produção e distribuição de energia, atividades de diversão e lazer, bem como sobre as entidades públicas responsáveis pela gestão do território, como é o caso dos municípios.

Também os governos e a União Europeia, a par com a maioria das organizações internacionais, reconhecendo esta realidade, têm vindo a determinar metas, regras e sanções, com o objetivo de criar condições para a redução deste problema ambiental.

É neste contexto que surge o projeto MIRA, uma solução inovadora da DBWAVE, empresa do Grupo ISQ, que consiste no desenvolvimento de um sistema inteligente de monitorização de ruído ambiental, com múltiplas configurações, constituído por sonómetros e sensores que comunicam com uma plataforma de gestão, processamento e análise de dados, com capacidade de deteção e classificação de distintos tipos de sons mediante incorporação de inteligência artificial, bem como de notificação de alertas e de informação para a tomada de decisão.

Este sistema vai ajudar diversos setores: da indústria a operadores/ infraestruturas de transportes, a municípios e todas as entidades privadas e públicas que sejam responsáveis pelo cumprimento da legislação e regulamentação sobre ruído, e/ou que pretendam uma maior eficiência na gestão dos seus equipamentos produtivos, melhorando o ciclo de produção.

Como funciona:
De modo a atingir os objetivos definidos, a solução proposta consiste num sistema de Monitorização Inteligente de Ruído Ambiental (MIRA), constituído por sonómetros e sensores (hardware) que comunicam com uma plataforma de gestão, processamento e análise de dados (software), com capacidade de deteção e classificação de distintos tipos de sons e eventos sonoros, mediante incorporação de inteligência artificial.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes