9.9 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Uncategorized EnCOTRIM de Culturas - III Encontro de Culturas na Livraria Municipal Verney

EnCOTRIM de Culturas – III Encontro de Culturas na Livraria Municipal Verney

Este ano, o III Encontro de Culturas está sob a égide de João Paulo Cotrim, figura aparentemente discreta mas incontornável no panorama das artes e das letras nacionais. Homem da Cultura, fundador da Bedeteca de Lisboa, da Editora Abysmo, escritor, guionista, aprendiz de feiticeiro e mago das sinergias, João Paulo Cotrim é por muitos tido como alguém capaz de reconhecer e promover o talento dos outros, contribuindo ativamente para que os seus projetos chegassem ao domínio público, nos mais variados domínios artísticos.

Em 2021 João Paulo visita a Livraria Municipal Verney, aquando do lançamento de O Plantador de Abóboras, de Luís Cardoso (obra editada pela Abysmo e vencedora do Prémio Oceanos). Da interação com Cotrim acolheu-se, na altura, a sua surpresa e elogio ao trabalho que vinha a ser realizado naquele espaço com Nuno Saraiva e Catarina Sobral, à volta das obras do pintor Neves e Sousa; nesse mesmo ano acaba por ter lugar uma conversa com ambos os artistas e moderação do próprio Cotrim, tendo por mote uma das frases de um dos textos em que menciona a Verney, publicado no Hoje Macau: “Sob a minha desatenção, uma curiosa troca de olhares”.

Desses encontros e referências ficaram intenções de trabalho colaborativo: uma validação de que o caminho trilhado estava a ser o certo. Em jeito de reconhecimento desafiamos o seu amigo de longa data, Nuno Saraiva, a organizar este EnCOTRIM de Culturas em que procuramos, num dia, reunir em vários eventos aquilo que tanto João Paulo Cotrim como nós amamos: a miscigenação das artes, dos talentos, das pessoas, das culturas e de tudo aquilo que nos caracteriza enquanto seres humanos.

Ao longo do dia teremos atividades para o público infantil, mostra de filmes de animação, conversas sobre vários domínios artísticos, venda de livros da Abysmo, música e provas da Cadáver Esquisito, a cerveja literária artesanal que teve João Paulo Cotrim como um dos seus mentores.

A Livraria Municipal Verney está à vossa espera, brindemos à Cultura, brindemos ao Cotrim!

 

▶️ Programa

 

🔸 10h30 – 12h: Oficina para crianças (e famílias)

Monitorizada pelo ilustrador João Fazenda, cuja exposição Reflexos se encontra patente ao público na Verney, a partir de jogos e brincadeiras escritas por João Paulo Cotrim para a revista UP Kids, suplemento da extinta UP Magazine TAP

 

🔸 14h30 – 17h30: Cotrim escritor de Cinema de Animação

Projeção dos cinco filmes com o seu argumento, todos produção Animanostra, e das curtas Spam Cartoon (RTP):

▪️  Algo Importante, 2009, João Fazenda (7 minutos);

▪️  Sem Querer, 2011, João Fazenda (8 minutos);

▪️  Um Degrau pode ser um Mundo, 2009, Daniel Lima (11minutos)

▪️  Diário de uma Inspetora do Livro de Recordes, 2009, Tiago Albuquerque. (11 minutos).

▪️  Fado do Homem Crescido, 2012, Pedro Brito (8 minutos).

▪️  Spam Cartoon, vários anos, André Carrilho, João Fazenda, Cristina Sampaio e Tiago Albuquerque. (4X4 curtas de 1 minuto cada)

➡️ Conversa entre todos os realizadores: João Fazenda, Pedro Brito, Daniel Lima, Tiago Albuquerque, André Carrilho, Cristina Sampaio; com moderação de Nuno Saraiva.

 

🔸 17h30: Abertura do bar Cadáver Esquisito – uma cerveja literária;

 

🔸 18h: Grande e redonda Tertúlia com amigos, a copos com Cadáver Esquisito – uma cerveja literária:

➡️Estórias não irão faltar, com a participação de: João Brazão, mestre cervejeiro; Marko Rosalinne, Director criativo e fundador da DeadinBeirute; Tiago Cabral Ferreira, Gestor da Conserveira de Lisboa; Joaquim Paulo Nogueira, dramaturgo; Jorge Silva, designer editorial; André Carrilho, ilustrador e cartunista; Inês Fonseca Santos, escritora e jornalista; André Letria, editor e ilustrador; Pedro Burgos, arquitecto e autor de banda desenhada; Alain Corbel, professor e ilustrador; Cristina Sampaio, ilustradora e cartunista; Fernando Martins, fotógrafo e ilustrador; Cláudia Marques Santos, jornalista; José Teófilo Duarte, designer e curador da Festa da Ilustração de Setúbal; Nuno Saraiva, ilustrador e cartunista político; e João Francisco Vilhena, fotógrafo e co-autor da última edição escrita do Cotrim, O Diário das Nuvens.

 

🔸 19h: Concerto/recital à volta de textos do João Paulo Cotrim

Incluindo poemas diletos e projeção de ilustrações da revista digital Torpor – Passos de voluptuosa dança na travagem brusca, este concerto conta com os músicos José Anjos, André Gago e Carlos Barretto.

 

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes