9.5 C
Oeiras Municipality
Sex 4 Dezembro 2020
Inicio Ciência Equipa de investigadores do Técnico envolvida no desenvolvimento de dispositivos inovadores

Equipa de investigadores do Técnico envolvida no desenvolvimento de dispositivos inovadores

Higienizar as mãos e medir a temperatura corporal tornaram-se rotinas indispensáveis nos dias que correm devido à pandemia de covid-19. Estes novos hábitos de segurança levaram a Greenapple a apostar num projeto inovador que permite através de um único dispositivo- com ferramentas de leitura e monitorização de saúde pública integradas- fazer a higienização das mãos e o controlo de temperatura corporal contactless. Além de ter um design único que torna ambas as tarefas mais leves, o Biocheck-in  proporciona uma experiência menos intrusiva, confortável e mais segura no acesso a zonas comerciais, sociais e de lazer.

A equipa de investigação liderada pelo professor Luís Rosado, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC)do Técnico, teve um papel importante na gestão técnica e na componente científica do projeto.

“O Biocheck-in é um dispensador de álcool gel que incorpora adicionalmente a capacidade de estimar a temperatura corporal recorrendo a medidas sem contacto da superfície do pulso do utilizador”, começa por contextualizar o docente do Técnico. Para o investigador “esta combinação de funcionalidades aliada ao design cuidado e customizável serão possivelmente os seus principais fatores diferenciadores”.

Este foi o primeiro produto da GreenApple, uma marca de design de mobiliário de luxo, a incorporar funcionalidades eletrónicas, e esta reduzida experiência na conceção,  projeto, industrialização e comercialização destes sistemas levou a empresa a procurar parceiros com o know-how necessário. É neste contexto que surge a participação do Técnico no projeto, como partilha o professor Luís Rosado: “fomos contactados pela empresa que nos solicitou auxílio na gestão técnica e na componente científica do projeto”.  “Juntar-se-ia a empresa VisionVolt, uma startup fundada por alumni do Técnico que se encarregaria das componentes de desenvolvimento”, refere, de seguida, o docente.

O projeto começou a ser desenvolvido em meados de abril, numa altura em que o país atravessava já o período de confinamento o que redobraria as dificuldades da equipa que está por detrás do Biocheck-in. “Foi um desafio conseguir demonstrar as primeiras unidades produzidas ainda em junho, enfrentando dificuldades operacionais e logísticas e enquanto aprendíamos a trabalhar de forma remota”, recorda o docente do Técnico.

Existem 7 modelos de dispositivos Biocheck-in que dão resposta às novas necessidades de acessibilidade, estando adaptados para diversas atividades, como: hotelaria, restauração, comércio, escolas e universidades, lojas CTT, Agências Bancárias ou Repartições Públicas — e permitem retomar a atividade assegurando a proteção de todos.

O inovador dispensador já está a ser comercializado e tem captado o interesse de cadeias de hotéis, clínicas, colégios e outros. “Neste momento, estão a ser fabricadas 300 unidades para satisfazer os pedidos atuais”, adianta o professor Luís Rosado. Na opinião do docente uma das causas deste sucesso é o facto de o dispositivo proporcionar uma experiência de acessibilidade impessoal e não intrusiva aos locais. “Desde que se instalaram as primeiras unidades do dispositivo temos recebido comentários muito positivos do ponto de vista de experiência de utilização”, sublinha o docente.

 

Crédito de imagem: Istituto Superior Técnico

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Município de Oeiras investe mais de 32 mil euros para garantir Postos de Enfermagem

A Câmara Municipal de Oeiras deliberou atribuir 32.932,17€ para continuar a garantir o funcionamento dos gabinetes de enfermagem de Queijas, Barcarena e Caxias. Estes postos...

Município de Oeiras apresenta propostas a concurso para reformulação do Largo 5 de Outubro ​​

A Câmara Municipal de Oeiras apresenta ao público as quatro propostas candidatas ao Concurso Público de Conceção para elaboração de Projeto Municipal de Reformulação...

Missão Continente apoia e promove a cultura portuguesa

Apoiar e promover a cultura portuguesa e a atividade artística, profundamente afetada pela pandemia, é um dos objetivos da campanha solidária da Missão Continente...

Alegro Xmas Challenge. Alegro tem 90 mil euros em presentes para oferecer neste natal

É oficial, o espírito de Natal já está por toda a parte e o Alegro Xmas Challenge está de volta para premiar os clientes...

Comentários Recentes