18.6 C
Oeiras Municipality
Dom 26 Junho 2022
Inicio Desporto Equitação Desportiva Adaptada para Cavaleiros com Deficiência intelectual no 30º aniversario da...

Equitação Desportiva Adaptada para Cavaleiros com Deficiência intelectual no 30º aniversario da AEJC

A Academia Equestre João Cardiga, em Barcarena, Oeiras, vai ser palco da 2ª Jornada do Campeonato Regional de Lisboa e Vale do Tejo, Special Olympics Equitação, no próximo dia 26 de Maio, a partir das 10h00.

O programa prevê acolher 35 atletas com deficiência  intelectual, praticantes de equitação, oriundos de várias instituições do País, que irão realizar provas designadas por Divisioning, Work Trail e Dressage Special Olympics, e tem como principal objetivo promover a atividade equestre desportiva no cicadão com deficiência intelectual partilhar vivências e criar  momentos de saudável convívio entre todos os participantes.

Este evento, insere-se nas comemorações do mês do aniversario do Centro Hípico/Academia Equestre João Cardiga, a festejar 30 anos de atividade. Faz parte, também do programa de competição “Para Todos”  e na sequencia do trabalho ali desenvolvido na valência de Equitação Adaptada, bem como do protocolo celebrado, em Abril de 2012, com o Special Olympics Portugal (SOP).

30 anos de “Equitação Para Todos, no respeito pela Diferença”

O Centro Equestre João Cardiga – CEJC, com sede em Leceia, Barcarena no Concelho de Oeiras, comemora durante o mês de Maio de 2022, 30 anos de intenso trabalho dedicado às atividades equestres.

Nascido a 13 de Maio de 1992 este Centro Hípico, desde logo privilegiou a relação Pessoa/Cavalo, numa visão abrangente sobre o “novo Papel” do Cavalo no séc. XXI.

Esta visão dá origem ao programa “A Equitação Para Todos no respeito pela diferença” que vem a constituir a principal Missão de um projeto de empreendedorismo social ao qual se deu o nome – ACADEMIA EQUESTRE JOÃO CARDIGA-AEJC. A Associação obtém o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social – IPSS, em 2007 e, em 2020, adquire a certificação da DGERT, nas áreas de educação e formação que seguidamente se identificam: • Formação de professores e formadores de áreas tecnológicas • Gestão e administração • Produção agrícola e animal – Desporto.” Tornando-se referência a nível nacional.

A formação académica e profissional, bem como os estudos científicos, que credibilizassem a atividade equestre desenvolvida, foram sempre uma ambição da direção da Academia, que se envolveu em vários desafios, dos quais se destaca;

– A criação do Manual de Desporto Adaptado “Equestre” no âmbito do Projeto DESPORTO COM SENTIDO, que teve como objetivo a conceção de uma coleção de 20 manuais específicos de várias modalidades desportivas adaptadas (Atletismo, Boccia Canoagem, Ciclismo, Dança, Equestre, Futebol, Goalball Jogos Tradicionais, Lutas amadoras, Natação, Orientação, Rugby, Slalom em cadeira de rodas, Surf, Ténis de mesa, Ténis em campo, Vela e Voleibol sentado).

– As Publicações no Caderno Científico do Congresso Nacional do Envelhecimento ativo sobre;

1º Trabalho realizado em Portugal sobre a Equitação na Demência de Alzeimer e o 1º Trabalho realizado em Portugal sobre a Equitação Sénior, entre muitas outras iniciativas.

Atualmente, a AEJC é exemplo de um negócio de empreendedorismo social, sem apoio do Estado, cujo maior impacto são as melhorias que acrescenta à sociedade civil, em que se insere, nomeadamente, através dos seguintes serviços prestados;

– Formação equestre inclusiva, saúde, bem-estar e reabilitação de populações vulneráveis, inclusão através do desporto equestre, programas de férias inclusivas, etc..

No âmbito desportivo, a AEJC obteve vários títulos desportivos e qualificou dezenas de atletas para as seleções nacionais, tendo participado em vários campeonatos da europa, do mundo, em dois jogos paralímpicos (2008 e 2012), nas disciplinas de horseball, dressage e paradressage.

Foi na Academia J Cardiga que teve lugar o 1º campeonato Nacional Special Olympics Equitação, em 2012. Foi, também, em 2012, que se estreou a competição dirigida aos escalões de formação – TROFEU DRESSAGE PONEIS – que perdura até hoje.

Nas três décadas de trabalho, estima-se que 90.000 praticantes iniciaram a atividade equestre, na Academia J Cardiga. Destes, 20.000 com deficiências diversas. Cerca de 100 estagiários académicos, e mais de 2000 voluntários.

Para além dos serviços prestados, a AEJC assegura uma parte da sua sustentabilidade, através da criação de parcerias e projetos que atuam na preservação do meio ambiente, tais como;

Implementação de dois furos de água potável. Reciclagem e aproveitamentos de águas, das lavagens dos cavalos, para a rega dos picadeiros. Colocação de painéis e candeeiros a energia solar. Implantação de 25 boxes feitas em material reciclado, evitando a emissão de CO2 para a atmosfera, são alguns dos exemplos.

A direção da Academia orgulha-se do reconhecimento obtido até aqui, testemunhado pelas Medalhas de Mérito que lhe foram atribuídas pela Camara Municipal de Oeiras, e pela Junta de Freguesia de Porto Salvo:

Medalha de Mérito municipal Grau Prata – Presidente Maria de Lurdes

Medalha de Mérito Municipal Grau ouro – AEJC

Medalha de Mérito da Junta de Freguesia de Porto Salvo – AEJC

Os valores do respeito e rigor, honestidade e profissionalismo, estiveram sempre presentes na liderança familiar das duas instituições, que se fundem no propósito de criar um impacto positivo, na sociedade em que se insere.

www.academiaequestrecardiga.pt

https://oeirassolidaria-directorio.cm-oeiras.pt/projeto/academia-equestre-joao-cardiga-equitacao-para-todos/

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Encerramento da Fase I do Parque dos Poetas de 27 de junho a 5 de julho

A I Fase do Parque dos Poetas, em Oeiras, estará encerrada ao público para a preparação e realização do evento ‘Festival Panda’. ⚠️ AVISO: Encerramento...

Requalificação das rampas de acesso à Praia de Santo Amaro de Oeiras

O Município de Oeiras irá proceder à requalificação das rampas de acesso à Praia de Santo Amaro de Oeiras, entre 27 de junho e 1 de julho. Esta...

Município de Oeiras apoia Equipa de Basquetebol do Paço de Arcos Clube

A Equipa de Basquetebol dos Sub-14 A Masculinos do Paço de Arcos Clube esteve presente na última Reunião de Câmara para agradecer à Câmara...

Festival Internacional de Piano de Oeiras – FIPO está a chegar

O Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO) está de volta com a realização de inúmeros recitais. A Academia de Música Flor da Murta realiza...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz