Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve estão, esta terça-feira, em risco máximo de incêndio. Segundo aponta Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje prevê-se vento forte e subida da temperatura.
Por causa do “significativo agravamento do risco de incêndio rural”, o Governo decretou situação de alerta em Portugal continental, até às 23:59 desta terça-feira, estando proibidas queimadas, uso de fogo-de-artifício ou de qualquer outra pirotecnia e acesso e circulação em espaços florestais “previamente definidos nos Planos Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, adianta o Jornal ECONÓMICO.
Também a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou os distritos de Santarém e Faro em alerta de prontidão de nível vermelho e em alerta laranja quase todo o restante território, exceto o Porto, Braga e Viana do Castelo, que estão em alerta amarelo.
Quanto ao risco de incêndio definido pelo IPMA, será hoje máximo em cerca de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro, risco muito elevado estarão mais de 80 outros municípios no interior Norte, Centro e Algarve e em risco elevado outros tantos municípios dos distritos de Braga, Porto, Aveio, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, Beja e Faro.
Segundo o IPMA, todo o território de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial, Terceira e São Miguel. Nesse sentido aconselha-se o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar. Evite a exposição das crianças ao sol e, em caso de risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa, sublinha o SAPO.
O IPMA prevê para hoje vento por vezes forte de norte no litoral oeste e nas terras altas do Centro e Sul e uma subida da temperatura máxima em quase todo o território, à exceção da costa Sul do Algarve, onde descerá.
As temperaturas máximas vão variar entre os 24º (Aveiro) e os 37º (Évora) e as mínimas entre os 14º (Braga, Viseu e Guarda) e os 22º (Faro).