17.6 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Maio 2021
Inicio Saúde Existem em Oeiras 770 hectares de área verde

Existem em Oeiras 770 hectares de área verde

O Município de Oeiras lançou uma edição especial dedicada aos Espaços Verdes do concelho, revelando que no território existem 770 hectares de área verde, numa capitação de 43m2/habitante.

Esta brochura, sustentada por imagens de parques e jardins distribuídos por todo o território, dá conta de que 111 hectares são em zona de mata, 260 hectares é a área total de espaços verdes tratados e que existem 135 mil árvores.

Entre 2018 e 2021 foram plantadas 7.500 novas árvores, 1.200 delas em espaço urbano.

“Oeiras é o concelho do País com maior percentagem de espaço verde convencional. Os nossos munícipes podem, por isso, com facilidade, usufruir de espaços naturais em áreas urbanas, salvaguardando-se assim o contacto de todas as gerações com a natureza, desde os mais pequenos aos seniores”, descreve o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

“Em matéria de espaços verdes, a Câmara Municipal de Oeiras tem pautado a sua ação não apenas pelo forte investimento feito na criação de novos espaços, mas, também, na sua manutenção regular. Não é apenas pela qualidade desses espaços que Oeiras se distingue, mas pela sua tipologia, tendo em conta a diversidade e a sustentabilidade, tanto ambiental como financeira”, acrescenta o edil.

A par da construção de parques e jardins, Oeiras tem investido fortemente na requalificação das ribeiras e linhas de água do concelho e na promoção da criação de hortas urbanas, conceito que tem vindo a ganhar preponderância pelas vertentes de lazer, educação ambiental, alimentação racional e integração social.

Em Oeiras, muitos jardins são também motivo de interesse turístico, pelo seu valor histórico ou cultural. Em muitos casos, a criação de espaços verdes surge aliada à valorização do nosso património e à promoção do seu conhecimento e proteção.

São muitos os motivos para conhecer e usufruir das zonas verdes de Oeiras, dos mais pequenos recantos bucólicos aos grandes parques urbanos. Na medida em que o alívio das medidas restritivas o permita, usufrua dos parques e jardins próximos de sua casa, em segurança. Opções não faltam.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ apoia iniciativa do Instituto Camões para Moçambique

O ISQ acaba de assinar uma parceria com o Instituto Camões para a implementação da ação “Mais Emprego para os jovens de Cabo Delgado”,...

MAP Oeiras. Programação Infantil ”Coisas que há que não há” já tem inscrições abertas

"Coisas que há que não há" é um conjunto de oficinas direcionadas para os mais novos. Com entrada livre, os participantes apenas têm de...

Oeiras celebra Dia Internacional dos Museus 2021

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido em 1977 pelo ICOM (INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS) é celebrado em todo o mundo no dia 18 de...

Mercado Municipal de Porto Salvo recebe Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’

O Mercado Municipal de Porto Salvo recebe nos terceiros sábados do mês a Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’. A próxima será já...

Comentários Recentes