21.8 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Agosto 2022
Inicio Entretenimento Cultura Exposição ‘Gente de Palavras’ será inaugurada no Templo da Poesia

Exposição ‘Gente de Palavras’ será inaugurada no Templo da Poesia

“Gente de Palavras” é o título da exposição, de Daniel Dias, que será inaugurada amanhã, dia 13 de julho, às 17H00, no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

Segundo o autor, esta exposição é o seu «tributo aos poetas lusófonos, de todas as épocas e quadrantes. A ideia de retratá-los com as suas próprias palavras, modelá-los e envolvê-los na sua própria poesia pareceu-me ser uma forma, singela mas afetuosa, de lembrar essa nossa melhor “Gente de Palavras”».

Em 2015, Daniel Dias iniciou uma coletânea de retratos de poetas lusófonos com a intenção de homenagear poetas já falecidos que sempre admirou. Era um pretexto para revisitar poetas que já conhecia – alguns dos quais mesmo pessoalmente – e procurar conhecer alguns outros com mais profundidade. Mas talvez a mais subterrânea razão dessa iniciativa, fosse a de enaltecer a grande língua portuguesa que sempre sentiu como o seu território de conforto, ou, tal como dizia Pessoa, a sua verdadeira pátria.

O método adotado – que implicava múltiplos ensaios e hesitações – era o de fazer o retrato de cada um dos poetas a partir dos seus próprios poemas. Explorava a sua experiência gráfica pessoal e combinava-a com o seu gosto pela poesia. O autor embrenhava-se na obra dos poetas, e, concentrando-se nas suas imagens, “caligrafava” os retratos. Cada traço ou mancha que definia os seus rostos era constituído por versos dos poetas, numa amálgama espontânea e um tanto caótica. O autor experimentava dessa forma algo “exótica”, a estranha sensação de mergulhar no âmago de cada poeta, e de “absorver” todo o seu conteúdo, realidade, e dramatismo próprios…

A primeira exposição de “Gente de Palavras” era constituída por vinte retratos. Mas a coletânea não parou. Os poetas parecem reclamar-se uns aos outros… Cresceu, e dos vinte iniciais passou a vinte e oito, depois a trinta e dois, e a quarenta… Atualmente conta com cinquenta retratos.

As diversas edições foram exibidas em vários lugares, em Lisboa, no Algarve e agora, pela segunda vez, em Oeiras. Aqui, neste fascinante Templo da Poesia, são apresentados, vinte e nove dos cinquenta retratos existentes.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Palácio Anjos recebe debate ”Violência Sexual sobre as Mulheres”

Violência Sexual sobre as Mulheres é o tema em debate no Palácio Anjos no âmbito da exposição ‘Amor Veneris - Viagem ao Prazer Sexual...

Este sábado a animação regressa às ruas de Oeiras com ‘AnimÀrua’

o 'AnimÀrua' é uma iniciativa criada este ano com o objetivo de dinamizar diversos locais de todo o concelho de Oeiras, através de animações...

Rádio Comercial Ucrânia (Україна) junta-se ao Festival Connect for Ukraine, em Oeiras

A Rádio Comercial e a Rádio Comercial Ucrânia juntam-se ao festival Connect for Ukraine, que vai realizar-se pela primeira vez entre os dias 24...

”Interpretar e Programar”. Oficina para crianças na Biblioteca Municipal de Algés

Nesta atividade, que irá decorrer no dia 23 de agosto, às 15h30, na Biblioteca Municipal de Algés, os participantes irão ouvir uma história atentamente,...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz