A partir do próximo mês de maio, as farmácias e laboratórios vão deixam de realizar testes gratuitos à Covid-19, já que a comparticipação decidida pelo Governo termina este sábado.
Segundo avança o jornal ‘Público’, a comparticipação aprovada pelo Governo termina no dia 30 de Abril e a portaria que estabeleceu este regime excecional e transitório não será renovada.
Esta decisão surge “no contexto do alívio de medidas de combate à covid-19, que foi aprovado pelo Conselho de Ministros e entrou em vigor há uma semana”.
A comparticipação do Governo a testes gratuitos em farmácias e laboratórios começou a 1 de Julho de 2021 e tem sido renovada até agora, contudo, termina já este mês.
O ‘Público’ adianta ainda que a realização de testes tem reduzido significativamente, fruto também do facto de já não serem obrigatórios para o acesso a determinados locais.
Dados do Instituto de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), citados pelo jornal, mostram que no primeiro mês do ano fizeram-se quase oito milhões de testes de diagnóstico (7.967.359). Em Março, o número não ultrapassou 1,7 milhões, ou seja, cinco vezes menos.