11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Desporto Federação Portuguesa de Futebol e a Faculdade de Motricidade Humana criam mestrado...

Federação Portuguesa de Futebol e a Faculdade de Motricidade Humana criam mestrado em Futebol

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Faculdade de Motricidade Humana (FMH) oficializaram na Cidade do Futebol, em Oeiras, a parceria no mestrado em Futebol que a instituição da Universidade de Lisboa estreia, em 2022/2023, na sua oferta formativa.

O documento firmado pelas partes constitui uma adenda ao protocolo de colaboração já existente.

A FMH esteve representada pelo respetivo presidente, Luís Bettencourt Sardinha, e pelo coordenador de curso Pedro Fatela, enquanto Fernando Gomes (Presidente da FPF), André Seabra (diretor da Portugal Football School) e João Brito (coordenador do curso pela parte federativa) fizeram as “honras da casa” na cerimónia de assinatura do protocolo.

“Trata-se de uma parceria que valoriza o que de mais importante a Universidade tem, que é a atribuição do diploma aos seus estudantes. Nesta circunstância, sendo o mestrado em futebol, envolvendo recursos da FMH e também da FPF, em muito valorizará o desenvolvimento do conhecimento e das competências dos estudantes, que poderá ter muito impacto no seu exercício profissional, e este também contribuirá para o desenvolvimento do futebol em Portugal”, declarou Luís Bettencourt Sardinha.

Fernando Gomes destacou o conhecimento existente no seio da FPF, razão que justifica a parceria: “Desde o primeiro momento da Portugal Football School ambicionamos trazer as instituições de ensino superior para junto da federação e posicionar o vasto conhecimento existente dentro da federação numa lógica de colaboração com as instituições de ensino superior. Temos, felizmente, várias parcerias instituídas e é uma enorme honra alargar a que já vínhamos desenvolvendo com a FMH.”

Destinado essencialmente a licenciados em Ciências do Desporto – embora sem excluir outros candidatos – este ciclo de estudos tem como finalidade proporcionar aos estudantes uma formação específica e avançada, de nível teórico/prático na área do treino em futebol, preparando-os para contextos onde se desenvolvem tarefas de supervisão e liderança de processos de treino/competição, observação e análise de jogo, ou controlo de treino.

A primeira edição arrancou no dia 19 de setembro e conta com 30 alunos inscritos. As aulas decorrem de segunda a sexta-feira nas instalações da FMH (Cruz Quebrada) e na Cidade do Futebol. A componente letiva será posteriomente completada por estágio ou dissertação, num pacote formativo previsto para dois anos/quatro semestres.

Os principais objetivos do mestrado são habilitar profissionais para a supervisão e liderança em contextos de treino e competição; capacitar profissionais na área da saúde, com particular ênfase para o incremento da performance e prevenção/recuperação de lesões; preparar profissionais na área da observação e análise de jogo; estimular uma relação recíproca entre investigação e o contexto real de prática em futebol; estimular a formação contínua e multidisciplinar dos profissionais técnicos em futebol.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz