Em janeiro continua o “Festival Cogito – ideias que transformam”, uma organização do Município de Oeiras que alia várias abordagens repartidas por projetos dedicados à reflexão e ao diálogo sobre ideias transformadoras.
“Para Ler as ideias do mundo”, apresenta semanalmente o Jornal COGITO, um serviço de notícias e notícias-filme globais, nacionais e de Oeiras. Pode receber o jornal das ideias inscrevendo-se na Newsletter semanal, ou ler diretamente em www.cogito.pt. É gratuito. “Para ouvir boas ideias”, o programa é composto pelas Conversas Criativas que acontecem semanalmente às 4ªs feiras, pelas 21h30. Contam com a colaboração do público, as conversas procuram estimular as boas ideias num processo de co-criação ao vivo. Inclui ainda os Diálogos COGITO, às 5ªs feiras, assentes em conversas com cientistas sobre ideias de longo alcance, que abordam temas fora da caixa, atuais e atrativos, mais direcionados para os jovens. Em resumo, o Festival desafia personalidades de várias áreas para, durante o mês de janeiro, discutir temas diversos em ligação com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia (EOCT), a saber:
• 27 de janeiro, o engenheiro informático Rui Carmo, participa na série Conversas Cogito – processo co-criativo ao vivo, com o tema “Quais são mesmo as profissões do futuro?” Rui Carmo é engenheiro Informático pelo Instituto Superior Técnico. É sobretudo arquiteto Sistemas, especialista em Inteligência Artificial, estratega, tecnólogo. Assume-se como um pensador e mantem o Blog sobre tecnologia, Tao of Mac (https://taoofmac.com/space).
• 28 de janeiro, o jurista Pedro Krupenski participa na série Diálogos Cogito – ideias de longo alcance para debater “O futuro vai mesmo ser melhor?” Pedro Krupenski, licenciado em direito, especializou-se em direito penal, tendo exercido advocacia durante alguns anos até se ter dedicado à cooperação para o desenvolvimento. Trabalhou em vários países, como Timor Leste e Moçambique. Quando regressou a Portugal assumir função de Diretor Executivo da Plataforma Portuguesa das ONGD, ao que se seguiu a Direção Executiva da Amnistia Internacional – Portugal. Seguiu-se a direção de desenvolvimento da Oikos. Agora é assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Tem vários artigos publicados, um conto e um romance histórico.
Porém, o COGITO explora outros temas nas restantes áreas e “para aprender a ter boas ideias” e melhorar a forma como as pensamos e comunicamos, a Academia COGITO dinamiza às 3ª feiras, pelas 18h30 (a 5, 12, 19 e 26 de janeiro), aulas de criatividade e projeto com o objetivo de desmistificar a criatividade, o processo criativo e a sua aplicação.
A concluir, e “para apresentar ideias”, o Speaker Corner vai dar palco ao cidadão comum e aos estudantes do ensino secundário. Numa grande Festa do Conhecimento, no sábado 30 de janeiro de 2021, no Palácio Flor da Murta, temos em destaque um espaço de apresentação e comunicação de boas e grandes ideias.
O COGITO 2021 é conhecimento, criatividade e cultura e, ao mesmo tempo, é estratégia de desenvolvimento rumo à “Capital Nacional da Ciência e Inovação”. Engloba vários temas de interseção com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, a qual convoca ao trabalho em rede entre o meio empresarial, os centros de investigação, as universidades e os cidadãos de Oeiras, sempre no pressuposto de aproximar a ciência, o conhecimento e a criatividade que se faz em Oeiras a vários públicos e às escolas, e estes aos cientistas e suas instituições.
Estamos prontos e desejosos de percorrer caminhos que nos conduzirão ao topo e ao objetivo comum de consolidar a ciência e tecnologia como parte da identidade de Oeiras.
Pode acompanhar as emissões em direto na página de Facebook: https://www.facebook.com/ideiasquetransformamoeiras/
INFORMAÇÕES:
https://www.cogito.pt/