19.3 C
Oeiras Municipality
Ter 11 Agosto 2020
Inicio Entretenimento Cultura Festival Internacional de Piano de Oeiras está de volta ao Auditório Ruy...

Festival Internacional de Piano de Oeiras está de volta ao Auditório Ruy de Carvalho

Alguns dos melhores pianistas do mundo vão passar, a partir da próxima semana, pelo Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, para uma série de concertos que prometem ser marcantes. Trata-se da terceira edição do Festival Internacional de Piano (FIPOeiras2020) que regressa a Oeiras e que é sem dúvida, um dos primeiros eventos de música clássica ao vivo, em fase de desconfinamento.

 

Contando com a participação de pianistas credenciados, oriundos da Bélgica, Rússia, Itália, Ucrânia e Portugal, pretende-se que o Festival constitua a oportunidade para retomar a vida cultural e colocar Oeiras no roteiro internacional dos festivais de música clássica.

 

A iniciativa estende-se por cinco datas – com todos os recitais ( à exceção do da abertura, agendado para terça feira, 7 de Julho, pelas 19 horas) a decorrerem aos domingos, a partir das 18 horas. A entrada em todos os espetáculos é gratuita.

 

Face à epidemia por COvid-19, o espaço está condicionado à lotação reduzida da sala: 134 lugares.  Estão também asseguradas  todas as precauções para que não haja o menor risco de contágio entre a assistência. (máscaras, distância social e desinfetante de mãos à discrição) bem como a distância entre lugares ( ver abaixo restantes regras de acesso ao espaço).

 

O FIPOeiras2020 inicia-se com um concerto da anfitriã na qualidade de diretora artística do Festival: Teresa da Palma Pereira. Laureada em vários concursos internacionais – destaque para o prémio solista com a Orquestra de Câmara de Bruxelas – e com já quatro CD’s editados (além de um livro sobre Schumann a partir de uma dissertação de doutoramento) Teresa da Palma Pereira interpretará, a 7 de Julho,  quatro peças de Mozart, duas de Debussy e uma de Stravinsky.

 

Cinco dias depois, no domingo, 12 de Julho, é a vez do belga Jan Michaels subir ao palco para interpretar duas peças, respetivamente de Schumann e de Beethoven.

 

Com um repertório que vai desde Bach até ao repertório contemporâneo, Jan Michiels apresenta-se regularmente como solista e com grupos de música de câmara em diversos centros musicais na Europa e Ásia. Atualmente é professor de piano no Koninklijk Conservatorium de Bruxelas.

 

A 19 de Julho cabe ao russo Grigory Gruzman atuar no Auditório Ruy de Carvalho. Tendo completado os seus estudos na Universidade de Música de Jerusalém e detentor de uma notável carreira internacional integra, nomeadamente, o Trio Shostakovich, o pianista  é diretor do Instituto de Instrumentos de Teclado da Academia de Música de Weimar. Tocará Mozart, Beethoven,Liszt e Tchaikowsky.

A 26 de Julho, o italiano Angelo Arciglione interpretará Petrassi, M.Castelnuovo-Tedesco, Brahms Schumann. O pianista ganhou atenção internacional ao conquistar grandes prémios em várias competições internacionais de piano e é frequentemente convidado a participar do júri em prestigiadas competições nacionais e internacionais. Desde 2013, é o fundador e diretor artístico do “Campus Musica Acri” (masterclasses e festival de verão) na Calábria.

Atualmente é professor de piano no Conservatório de Música de Modena.

 

Por último, a 2 de Agosto, Valentina Lisitsa, pianista clássica ucraniana encerra o Festival com obras de S. Rachmaninov, Beethoven,Chopin,Ravel e Liszt.

Considerada como a primeira “estrela do YouTube” da música clássica, Valentina começou a tocar piano aos 3 anos, e, aos 4 anos, fez o seu primeiro recital a solo. Tem passado por inúmeras salas prestigiadas, de Nova Iorque Viena e Amesterdão.

A pianista também se apresentou com diversas orquestras, como a Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo (Brasil), a Orquestra Filarmónica da Nova Zelândia e a Orquestra de Câmara de Praga e gravou oito álbuns para a Audiofon Record Company, bem como um DVD com 24 estudos de Chopin. Lançou ainda dois DVDs: um com temas de Schubert e Liszt e outro com Obras-primas de Ravel e Liszt.

O III Festival Internacional de Piano de Oeiras resulta de uma parceria da Academia de Música Flor da Murta, com a Câmara Municipal de Oeiras, ao abrigo de um protocolo de cooperação que é renovado anualmente. À semelhança das edições anteriores, o FIPOeiras2020 contará também com masterclasses, destinadas a jovens pianistas e alunos avançados de escolas portuguesas e estrangeiras, a decorrer no Palácio da Flor da Murta.

Para assistir aos concertos, basta levantar bilhete à entrada do Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, no dia dos recitais.

https://www.fipoeiras.com

https://www.facebook.com/festivalfipo

REGRAS DE ACESSO QUE DEVEM SER OBSERVADAS PELO PÚBLICO:
1 – O Auditório será aberto 30 minutos antes do espetáculo
2 – Os bilhetes serão levantados gratuitamente, após a abertura do Auditório, estando condicionados à lotação (reduzida) da sala – 134 lugares.
3 – É obrigatório o uso de máscara dentro do Auditório e no seu átrio
4 – Deve guardar-se a distância social (de dois metros) no átrio
5 – Deve respeitar-se o percurso assinalado para levantamento do bilhete e do programa e para a entrada no Auditório
6 – Será usado desinfetante de mãos, a fornecer pela organização, antes da entrada no Auditório e sempre que se utilize a casa de banho
7 – Só serão ocupados os lugares assinalados, respeitando os intervalos indicados
8 – Os lugares de cada fila não estarão alinhados com os da fila de trás ou da frente
9 – Sempre que se saia do Auditório seguir-se-á um percurso diverso do percurso da entrada  

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Ceetrus aposta em serviço Drive & Smile nos Centros Comerciais Alegro

A Ceetrus Portugal acaba de disponibilizar o novo serviço Drive & Smile nos seus quatro Centros Comerciais Alegro da região da grande Lisboa –...

The War on Drugs e Haim são as novas confirmações do cartaz do NOS Alive’21

The War on Drugs e Haim são as novas confirmações do cartaz do NOS Alive'21.   The War on Drugs, de Filadélfia, Pensilvânia, vai atuar no...

Oeiras assinala o Dia Internacional da Juventude

Nos próximos dias 12 e 13 de agosto, o Município de Oeiras celebra o Dia Internacional da Juventude com a oferta de entradas gratuitas...

Municípios pedem esclarecimentos ao Ministro da Educação sobre transferência de competências

Desde 2019 que está em curso no país o processo de universalização da transferência de competências no domínio da Educação para as autarquias locais...

Comentários Recentes