11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Entretenimento Cultura Gandhi, um líder servidor O monólogo 'Gandhi no Auditório da Escola Secundária...

Gandhi, um líder servidor O monólogo ‘Gandhi no Auditório da Escola Secundária Sebastião e Silva

Município de Oeiras em parceria com o Agrupamento de escolas de São Julião da Barra, apresentam aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a peça de teatro ‘Gandhi, um líder servidor’

No dia 2 de outubro, celebram-se os 150 anos do nascimento de Mahatma Gandhi.

Nesse âmbito, o Município de Oeiras em parceria com o Agrupamento de escolas de São Julião da Barra, apresentam aos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a peça de teatro ‘Gandhi, um líder servidor’, com interpretação do ator brasileiro João Signorelli.

Os espetáculos realizam-se no Auditório da Escola Secundária Sebastião e Silva, de 4 a 10 de outubro, em duas sessões diárias (às 10h00 e às 14h30).

Para assistir a esta peça será necessário efetuar a pré-inscrição através do portal Oeiras Educa (www.oeiraseduca.pt ) ou através do envio de email para a equipa do Programa: oeiras.educa@cm-oeiras.pt.

Sinopse:
O monólogo Gandhi, um líder servidor foi originalmente concebido para abertura de um evento sobre recursos humanos (Fórum Líder RH), realizado em São Paulo, em junho de 2003. A apresentação foi tão bem sucedida que o monólogo mantém-se até hoje, 15 anos depois, com poucas alterações.

A força desse personagem revela o crescente movimento, não apenas no ambiente corporativo, mas da sociedade em geral, pela introdução de princípios ético-filosóficos nas relações humanas. Nas empresas, essa questão traduz-se em profundas mudanças de paradigmas. No caso da liderança, tema central daquele encontro e uma das questões mais debatidas nas áreas de administração e marketing, também se pode perceber, aos poucos, um deslocamento de foco.

Antes as organizações viam apenas resultados tangíveis, não dando importância à forma de os alcançar. Gradualmente, estão a voltar à visão para a qualidade dos recursos humanos envolvidos, sabendo que os resultados virão inevitavelmente.

Gandhi materializou essa nova consciência. A sua liderança nunca se baseou em autoridade ou imposição. Acreditava que somente poderia pedir às pessoas aquilo que ele mesmo pudesse fazer. Sabia que a sua liderança viria do exemplo e do serviço. E os resultados simplesmente aconteceram. A força e a intensidade da sua biografia fizeram com que o projeto seguisse outros rumos, extrapolando as fronteiras do corporativo.

Foram necessárias algumas adaptações no texto para enfatizar outros temas como o amor, a fé, a conduta única, a firmeza de propósitos, procurando sempre mostrar como pequenas atitudes podem construir um ser humano extraordinário. Afinal, a trajetória de Gandhi impressiona, não somente pelos grandes feitos, mas principalmente pela sua humanidade.

Inscrição prévia: www.oeiraseduca.pt

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz