8.5 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Economia Governo quer salário mínimo nos 760 euros já no próximo ano

Governo quer salário mínimo nos 760 euros já no próximo ano

O Governo propôs a subida do salário mínimo nacional, dos atuais 705 euros para 760 euros já em janeiro, para um acordo de rendimentos e competitividade, apresentado em Concertação Social.

Segundo adianta o Jornal i, este valor ficará 10 euros acima do que estava previsto, mas a ideia é compensar os impactos da inflação, sendo a meta alcançar os 900 euros até final da legislatura.

“O valor da remuneração mínima mensal garantida atingirá o valor de, pelo menos, 900 euros em 2026, salvaguardando o poder de compra dos trabalhadores e assegurando a trajetória de crescimento iniciada em 2016”, diz a proposta para o acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, dos salários e da competitividade.

O Governo propõe que o salário mínimo evolua para 760 euros em 2023, para 810 euros em 2024, para 855 euros em 2025 e para 900 euros em 2026.

Em setembro, o Governo tinha indicado que haveria um diferencial adicional no salário mínimo para compensar a inflação, no entanto, não tinha avançado com números. O primeiro-ministro disse que queria chegar a um entendimento na Concertação Social sobre o acordo antes de segunda-feira, dia em que a proposta do Orçamento do Estado para 2023 dará entrada no Parlamento, o que irá incluir algumas das medidas do acordo.

Valores para Função pública já eram conhecidos 

Para a administração pública, o Governo propôs aumentos salariais entre 8% e 2%, com garantia de um mínimo de cerca de 52 euros por ano até 2026. Segundo a ministra da Presidência, “através deste mecanismo de atualização salarial, os salários da administração pública subirão, em média, 3,6% durante o próximo ano”.

Este novo mecanismo de atualização é plurianual, sendo válido até 2026 o que, segundo a governante, “confere alguma previsibilidade aos aumentos salariais ao longo dos quatro anos” da legislatura, embora possam ocorrer algumas revisões a cada ano, consoante a realidade económica e financeira do país”.

A governante deixou, contudo, a garantia de que nenhum funcionário público terá um aumento inferior a 208 euros no total dos quatro anos.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes