13.7 C
Oeiras Municipality
Ter 16 Abril 2024
Inicio Sociedade Greve na CP suprimiu 60 dos 253 comboios programados até às 08h00

Greve na CP suprimiu 60 dos 253 comboios programados até às 08h00

A greve de trabalhadores que afeta o serviço da CP – Comboios de Portugal levou hoje à supressão de 60 comboios, de 253 programados, entre as 00h00 e as 08h00.

Segundo informa esta sexta-feira a CP, no que diz respeito ao serviço de longo curso, dos 12 comboios previstos foi suprimido um, e, no serviço regional, de 66 comboios programados foram suprimidos 21.

Nos transportes urbanos de Lisboa foram suprimidos 26 comboios de 115 estimados e, no Porto, de 52 previstos, não circularam oito comboios.

Até final do mês, “na CP, os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 00h00 e as 05h00, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço”.

Até 30 de abril, na Infraestruturas de Portugal (IP), “os trabalhadores cujo seu período normal de trabalho abranja mais de três horas durante o período compreendido entre as 00h00 e as 05h00, entrarão em greve a partir da sétima hora de serviço”.

Estas greves foram decretadas por uma plataforma de sindicatos composta pela ASCEF – Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária; o SINFB – Sindicato Nacional dos Ferroviários Braçais e Afins; o SINFA – Sindicato Independente dos Trabalhadores Ferroviários, das Infraestruturas e Afins; o FENTECOP – Sindicato Nacional dos Transportes Comunicações e Obras Publicas; o SIOFA – Sindicato Independente dos Operários Ferroviários e afins; a ASSIFECO – Associação Sindical Independente dos Ferroviários de Carreira Comercial e os STF – Serviços Técnicos Ferroviários.

Também o Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ) está em greve durante todo o mês de abril, face à “atitude de desconsideração” de que acusa a empresa.

Entre as reivindicações dos trabalhadores estão “aumentos salariais efetivos”, a “valorização da carreira da tração”, melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor, “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, um “efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes” e o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Reconhecimento do trabalho desenvolvido no âmbito da habitação municipal

Decorreu nesta sexta-feira, dia 12 de abril, um encontro do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, com técnicos e dirigentes do Departamento...

Inauguração da exposição ‘Censura a Defesa do “Respeitinho”‘

A exposição ‘Censura a Defesa do “Respeitinho”’, realizada no âmbito das Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, foi inaugurada esta sexta-feira, dia...

Próxima sessão de ”Nómadas do Pensamento” traz tema ”O 25 de abril, hoje. Património ou desafio?”

Sob o tema 'O 25 de Abril, hoje. Património ou desafio?', a próxima sessão da iniciativa Nómadas do Pensamento irá decorrer no dia 16...

2ª Edição de ” Um Livro uma Comunidade” arranca amanhã

Após o sucesso da 1ª edição, o projeto ‘Um Livro e Uma Comunidade’ está de regresso. No mês em que se celebra o Dia Mundial...

Comentários Recentes