17.6 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Maio 2021
Inicio Tecnologia HP anuncia Objetivos Mais Ambiciosos de Ação Climática

HP anuncia Objetivos Mais Ambiciosos de Ação Climática

No Dia da Terra, a HP anunciou alguns dos objetivos climáticos mais ambiciosos e abrangentes da indústria tecnológica. Os compromissos destacam o progresso que a HP está a fazer para impulsionar uma economia sem geração de mais carbono, totalmente regenerativa, para reduzir a sua pegada ambiental global, e para reforçar no longo prazo o portfólio mais sustentável de produtos e soluções da Indústria.

As medidas que a HP está a promover e que se baseiam na sua lista completa de objetivos para  2025, estão entre as ações climáticas mais ambiciosas no sector tecnológico e alinham com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

“As alterações climáticas são um desafio decisivo da nossa geração que exige ação e investimento imediatos“, disse Enrique Lores, HP Inc. Presidente e CEO. “Este é o momento para movimentos ousados e objetivos ambiciosos que irão proteger o nosso planeta e criar novas fontes de inovação e crescimento em toda a economia global”. Ao apontarmos para emissões neutras de  carbono em toda a nossa cadeia de valor até 2040, vamos acelerar o nosso progresso e fazer avançar o objetivo da HP de se tornar a empresa tecnológica mais sustentável e justa do mundo“.

O caso da transformação de empresas
Para alcançar os seus objetivos, a HP concentra-se em acelerar cinco fatores estratégicos destinados a dissociar o crescimento das emissões de carbono do consumo de recursos, impulsionar a inovação, e transformar o design e os modelos de negócio:

Print and Compute-as-a-Service: substituição automática dos consumíveis de impressão, hardware-as-a-service, pré-compra certificada, hardware.
Materiais sustentáveis: Aumentar a utilização de materiais renováveis e reciclados
Descarbonização da cadeia de abastecimento: Redução do carbono, utilização de eletricidade renovável, e adoção de transportes de superfície e combustíveis alternativos e veículos elétricos para o transporte de produtos
Eficiência energética: melhorar o consumo em tecnologias de produtos existentes e desenvolver novas tecnologias de eficiência energética
Investimentos florestais: para a fibra utilizada na impressão e embalagem, investir na replantação e proteção florestal, e continuar a obter materiais certificados ou reciclados

Emissões de Carbono e Circularidade
Para atingir estes objetivos, a HP será neutra em carbono nas suas operações até 2025 e reduzirá as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) de âmbito 1, 2, e 3 em 50% numa base absoluta até 2030, em comparação com 2019 (6).   Além disso, 75% do conteúdo anual total de produtos e embalagens da HP, por peso, serão provenientes de materiais, produtos e peças reciclados, renováveis e/ou reutilizados até 2030.

A HP irá prosseguir e acelerar uma série de passos, incluindo permitir uma economia circular, utilizando materiais mais sustentáveis, tais como plásticos e metais reciclados, e investindo na replantação e proteção (8) das florestas.  Desde 1991, a HP manteve mais de 875 milhões de consumíveis HP, 114 milhões de cabides de vestuário e 4,69 mil milhões de garrafas de plástico pós-consumo fora dos aterros para reciclar e fabricar novos produtos HP. Depois de introduzir o portfólio de PCs mais sustentável do mundo, a HP continua a inovar em todo o seu portfólio de produtos e a trabalhar com parceiros-chave para alcançar a circularidade. A HP é membro da NextWave Plastics, colaborando através com várias indústrias para criar a primeira rede global de cadeias de fornecimento de plástico ligadas ao oceano. A HP é também membro da Rede da Fundação Ellen MacArthur e da ferramenta de medição da Circulytics.

Redução de Carbono em Consumíveis HP
A HP está a  transformar o seu negócio de impressão de um modelo transacional para um modelo de serviços, ao mesmo tempo que reduz ativamente a pegada de carbono da sua empresa e dos seus produtos. Para acelerar a transição para uma cadeia de valor de líquido zero, a HP compromete-se a neutralizar o carbono para a sua cadeia de fornecimento até 2030.

A HP iniciará esta transição para a neutralidade de carbono através do lançamento do piloto HP Instant Ink com Planet Partners, alavancando a reciclagem e novas capacidades de renovação para prolongar a vida útil dos consumíveis Originais HP. Este piloto ajudará os clientes a diminuir o plástico virgem utilizado, e a diminuir o desperdício, incluindo o plástico ligado ao oceano, no caminho para a circularidade. Com lançamento na Alemanha em maio de 2021, a HP Instant Ink com Planet Partners permitirá aos subscritores da HP Instant Ink optarem por receber tinteiros renovados. A utilização de ponta a ponta da tecnologia e engenharia HP é o que torna este piloto único. A fiabilidade consistente e a excelente qualidade de impressão dos consumíveis originais HP significam menos reimpressões e menos desperdício.

Proteção e Restauração de Florestas
A HP está também concentrada em soluções baseadas na natureza com parceiros globais, incluindo o Fundo Mundial para a Vida Selvagem (WWF), a Arbor Day Foundation e através da sua própria Sustainable Forests Collaborative. A HP é uma das poucas empresas no mundo a atingir um objetivo de desflorestação zero para o abastecimento do seu papel e embalagem. Em 2020, a HP alcançou a desflorestação zero para 99% da marca HP de papel e embalagem de produtos à base de papel, com os restantes 1% avaliados para assegurar que a utilização de fibra relatada cumpre a Política de Papel e Madeira Sustentável da HP (9). O papel da marca HP tem estado livre de desflorestação desde 2016. Para as embalagens de produtos à base de papel, isto representa o culminar de cinco anos de trabalho para melhorar os processos de aquisição da HP e colaborar com mais de 100 fornecedores para impulsionar o progresso. A HP implementou um programa de garantia de conformidade para gerir quaisquer ações corretivas e manter este desempenho no futuro.
Agora, indo mais além da aquisição responsável de papel da marca HP pela própria empresa, até 2030 a HP irá aumentar o investimento na renovação florestal, proteção e outras iniciativas para contrariar a desflorestação de papel não HP utilizado em produtos e serviços de impressão HP. A HP é a única empresa tecnológica a estabelecer um objetivo para combater a desflorestação que vai para além do seu próprio abastecimento de fibras, incluindo a utilização dos seus produtos e serviços (10).

Para assegurar que a visão de fazer com que cada página impressa com a HP seja de fonte responsável e contribua para a restauração e proteção das florestas, a HP criou o Forest Positive Framework (11) que inclui a parceria com ONGs e organizações líderes para tomar medidas para além da reflorestação e proteção para incluir o desenvolvimento de objetivos científicos para as florestas, a colaboração com a indústria e a inovação de tecnologias de impressão mais eficientes.

Um Compromisso Contínuo de Impacto Sustentável e Colaboração Climática
Os esforços para ter um impacto sustentável nas pessoas, no planeta e nas comunidades estão integrados na estratégia e operações comerciais da HP, e tornaram-se um motor cada vez mais importante das decisões de compra dos clientes. Os esforços de Impacto Sustentável da HP ajudaram a impulsionar mais de mil milhões de dólares em vendas, em 2020, pelo segundo ano consecutivo.

Para promover o seu empenho na restauração e proteção dos oceanos e florestas do mundo, a HP também anuncia uma série de atualizações às suas parcerias com NGO.
A HP aderiu à Ocean Conservancy’s Trash Free Seas Alliance como membro do Comité de Gestão para a sua mais recente Iniciativa: ASPPIRe (Advancing Solutions to Plastic Pollution through Inclusive Recycling). A ASPPIRe visa reduzir a poluição de plásticos nos oceanos do mundo, criar um mercado estável para plásticos de baixo valor em geografias selecionadas e aumentar a disponibilidade de conteúdo reciclado. A HP é a única empresa tecnológica no comité e está a trabalhar ao lado de algumas das maiores marcas mundiais, incluindo a PepsiCo, a Starbucks Coffee Company, o Dow e a Kimberly-Clark.
A HP também anuncia novos parceiros que se juntam à HP Sustainable Forests Collaborative, incluindo Andhra Paper Limited, Crown Van Gelder, Felix Schoeller Group, International Paper Company, Lenzing Papier, e Mondi Uncoated Fine Paper. Além disso, como a maior organização sem fins lucrativos para as grandes e pequenas florestas, a Arbor Day Foundation junta-se à Collaborative como conselheira. A missão do Dia da Árvore é inspirar as pessoas a plantar, nutrir e cultivar árvores. A colaboração interprofissional demonstrará abordagens científicas e viáveis para manter ecossistemas florestais saudáveis. Juntos, a HP e os seus parceiros industriais procuram outros para se juntarem ao movimento de proteção e restauração das florestas para as gerações futuras.

Além disso, a HP anuncia que é o patrocinador fundador do mercado digital “One Simple Action” do Forest Stewardship Council (FSC) (https://onesimpleaction.org/), que ajuda os consumidores a compreender porque é que o FSC é importante, e os produtos que podem comprar se quiserem fazer parte da solução para as florestas. A certificação FSC é a norma mais rigorosa disponível no mercado, assegurando que os ecossistemas florestais críticos – e a vida selvagem e os trabalhadores que deles dependem – estão protegidos.

Estas novas parcerias assentam no atual portefólio de colaborações da HP de ONG empenhadas na proteção dos recursos naturais, na prevenção da perda da biodiversidade e no combate às alterações climáticas.

A HP ganhou reconhecimento com sete prémios Good Green Design Awards pelo design e produção responsável através da utilização de materiais e acabamentos sustentáveis, incluindo plásticos de origem oceânica e acabamentos à base de água. Para mais detalhes, ver aqui.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ apoia iniciativa do Instituto Camões para Moçambique

O ISQ acaba de assinar uma parceria com o Instituto Camões para a implementação da ação “Mais Emprego para os jovens de Cabo Delgado”,...

MAP Oeiras. Programação Infantil ”Coisas que há que não há” já tem inscrições abertas

"Coisas que há que não há" é um conjunto de oficinas direcionadas para os mais novos. Com entrada livre, os participantes apenas têm de...

Oeiras celebra Dia Internacional dos Museus 2021

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido em 1977 pelo ICOM (INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS) é celebrado em todo o mundo no dia 18 de...

Mercado Municipal de Porto Salvo recebe Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’

O Mercado Municipal de Porto Salvo recebe nos terceiros sábados do mês a Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’. A próxima será já...

Comentários Recentes