33 C
Oeiras Municipality
Seg 13 Julho 2020
Inicio Uncategorized iBET participa em projeto sobre novos snaks à base de plantas financiados...

iBET participa em projeto sobre novos snaks à base de plantas financiados pela EEA Grants

O iBET (Portugal) e o Nofima AS (Noruega) participam numa iniciativa bilateral financiada pela EEA Grants, intitulada ExtraSnack – Impacto do processo de extrusão nas propriedades relacionadas à saúde de um snack de ervilha e aveia.

 

O projeto tem como objetivo investigar as propriedades sanitárias de novos lanches à base de plantas, produzidos por tecnologia de extrusão usando amido de ervilha, proteína de ervilha e fibra de aveia.

 

Esses novos lanches à base de plantas podem desempenhar um papel importante em uma dieta vegetariana saudável, que precisa de uma composição equilibrada de aminoácidos e micronutrientes suficientes, como iodo, selênio de zinco e vitamina B12.

 

O papel do iBET no projeto é caracterizar os lanches produzidos pela Nofima AS em termos dos principais compostos bioativos (por exemplo, compostos fenólicos) e propriedades antioxidantes, com o objetivo de entender como o processo de extrusão afeta essas propriedades nutricionais dos lanches.

 

O projeto ExtraSnack durará um ano e incluirá várias reuniões de trabalho e conferências conjuntas entre Portugal e Noruega. Uma breve missão científica foi realizada por Cátia Carmo (cientista da Nofima AS) no iBET no início da iniciativa bilateral. Este estágio teve como foco a caracterização fenólica de petiscos à base de plantas, utilizando técnicas cromatográficas associadas à espectrometria de massa.

 

A iniciativa ExtraSnack é financiada pelo programa Bilateral Fund da EEA Grants 2014-2021. Este fundo apoia iniciativas destinadas a reforçar as relações entre Portugal e Islândia, Liechtenstein e Noruega.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras expõe obra de arte de Joana Vasconcelos

O Município de Oeiras expôs no Edifício Atrium, uma obra da artista Joana Vasconcelos.   ‘Valquiria #3’ resulta da estadia da artista plástica na Fundição de...

Inaugurado monumento ao Neolítico em Leceia

O Monumento ao Neolítico que está instalado no centro da nova rotunda de Leceia, na freguesia de Barcarena, foi inaugurado na passada sexta-feira, dia...

Casas mais caras do país estão em Oeiras, Cascais e Lisboa

Segundo divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), 46 municípios localizados sobretudo no Algarve e na Área Metropolitana de Lisboa, registaram um preço médio...

Aprovada proposta sobre mora no pagamento de renda de contratos não habitacionais

Foi aprovada a proposta do Governo que “altera novamente o regime extraordinário da mora no pagamento de rendas de estabelecimentos obrigados a encerrar ou...

Comentários Recentes