16.8 C
Oeiras Municipality
Ter 30 Maio 2023
Inicio Ciência IGC e Cais promovem parceria e realizam edição especial dedicada às mulheres...

IGC e Cais promovem parceria e realizam edição especial dedicada às mulheres e à ciência

O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) estabeleceu uma parceria com a Cais – Associação, no âmbito do programa Ciência + Cidadã, que conta com a colaboração do ITQB-Nova e do Município de Oeiras, para desenvolverem uma edição especial da revista dedicada à Ciência e às Mulheres.

 

No âmbito desta parceria e para assinalar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a CAIS dedica a edição deste mês da sua revista mensal à Ciência e às Mulheres na Ciência, tendo como editora convidada Mónica Bettencourt-Dias, diretora do IGC e conceituada investigadora em Portugal.

 

Nesta edição, a associação presta homenagem a todas as mulheres cientistas e engenheiras, que em Portugal são cerca de 52%, segundo dados do Eurostat, e uma referência face à percentagem de mulheres nestas áreas na União Europeia, através de uma reportagem dedicada às Mulheres na Ciência, “representadas no mundo e em Portugal, de forma intergeracional, multidisciplinar e intercultural”.

 

Esta parceria pretende desmistificar a ciência e o processo científico, promovendo não só uma maior acessibilidade, mas também um envolvimento e participação mais ativa por parte da sociedade na área.

 

A revista conta ainda com um artigo com dois pontos de vista complementares sobre o tema “Micróbios Bons Vs Micróbios Maus” desenvolvidos por António Silva Graça, médico infeciologista, e Kariana Xavier, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência.

 

Destaca-se ainda a narrativa fotográfica “Pelo olhar da ciência”, construída com um portfólio de imagens de investigadores e colaboradores do IGC e do ITQB NOVA. As fotografias apresentadas foram selecionadas pelos vendedores e utentes da CAIS durante a visita ao IGC, no passado dia 10 de janeiro, também recordada na rubrica “Viagem Transformadora” desta edição.

 

Mónica Bettencourt-Dias, diretora do IGC, refere que “Ciência de todos para todos é o lema seguido no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e que não podia estar mais bem enquadrado na parceria que estabelecida. Neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher é um privilégio ter a edição da Revista CAIS dedicada à ciência e as mulheres na ciência.”

 

Sandra Câmara Pestana, diretora executiva da Associação CAIS, acrescenta que “foi com muito entusiasmo que a CAIS e o programa Ciência + Cidadã juntaram utentes, vendedores da Revista CAIS e cientistas com o objetivo de aproximar a ciência e a sociedade civil. A edição da Revista CAIS, do mês de março, foi assim dedicada à ciência. Para o efeito, o IGC organizou uma visita para dar a oportunidade aos beneficiários da CAIS de participarem na fotorreportagem escolhendo as imagens científicas, colocar questões e almoçar com a equipa de cientistas. Esta iniciativa foi de extrema importância para esclarecer muitas questões sobre o tema da investigação científica que foi tão falado durante o período da pandemia do Covid-19. Todos saíram muito mais ricos em conhecimento”.

 

As revistas podem ser adquiridas pelo valor de 2€, junto dos vendedores CAIS, a partir do dia 1 de março e até ao final mês. 70% do valor das receitas reverte para os vendedores da associação.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinala-se a 30 de maio

No dia 30 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, uma doença neurológica crónica e degenerativa que afeta milhões de pessoas em...

ISQ escolhido pela SONATRACH GB para fornecer serviços off-site de ensaios laboratoriais e cálculo de engenharia

O ISQ foi escolhido pela SONATRACH GB para fornecer serviços off-site de ensaios laboratoriais e cálculo de engenharia nas suas unidades industriais de processamento...

AED DAYS. Maior evento português de Aeronáutica, Espaço e Defesa volta a Oeiras

Oeiras vai receber, durante quatro dias, a 10.ª edição do AED Days, evento dedicado às indústrias de Aeronáutica, Espaço e Defesa organizado pela AED...

Carnaxide vai ser palco da XI Corrida de Rolamentos

A Divisão Policial de Oeiras vai realizar no dia 30 de maio de 2023, pelas 10h30, a XI Edição da Corrida de Carrinhos de...

Comentários Recentes