15.7 C
Oeiras Municipality
Sex 26 Abril 2024
Inicio Ciência IGC e Cais promovem parceria e realizam edição especial dedicada às mulheres...

IGC e Cais promovem parceria e realizam edição especial dedicada às mulheres e à ciência

O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) estabeleceu uma parceria com a Cais – Associação, no âmbito do programa Ciência + Cidadã, que conta com a colaboração do ITQB-Nova e do Município de Oeiras, para desenvolverem uma edição especial da revista dedicada à Ciência e às Mulheres.

 

No âmbito desta parceria e para assinalar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a CAIS dedica a edição deste mês da sua revista mensal à Ciência e às Mulheres na Ciência, tendo como editora convidada Mónica Bettencourt-Dias, diretora do IGC e conceituada investigadora em Portugal.

 

Nesta edição, a associação presta homenagem a todas as mulheres cientistas e engenheiras, que em Portugal são cerca de 52%, segundo dados do Eurostat, e uma referência face à percentagem de mulheres nestas áreas na União Europeia, através de uma reportagem dedicada às Mulheres na Ciência, “representadas no mundo e em Portugal, de forma intergeracional, multidisciplinar e intercultural”.

 

Esta parceria pretende desmistificar a ciência e o processo científico, promovendo não só uma maior acessibilidade, mas também um envolvimento e participação mais ativa por parte da sociedade na área.

 

A revista conta ainda com um artigo com dois pontos de vista complementares sobre o tema “Micróbios Bons Vs Micróbios Maus” desenvolvidos por António Silva Graça, médico infeciologista, e Kariana Xavier, investigadora do Instituto Gulbenkian de Ciência.

 

Destaca-se ainda a narrativa fotográfica “Pelo olhar da ciência”, construída com um portfólio de imagens de investigadores e colaboradores do IGC e do ITQB NOVA. As fotografias apresentadas foram selecionadas pelos vendedores e utentes da CAIS durante a visita ao IGC, no passado dia 10 de janeiro, também recordada na rubrica “Viagem Transformadora” desta edição.

 

Mónica Bettencourt-Dias, diretora do IGC, refere que “Ciência de todos para todos é o lema seguido no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e que não podia estar mais bem enquadrado na parceria que estabelecida. Neste mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher é um privilégio ter a edição da Revista CAIS dedicada à ciência e as mulheres na ciência.”

 

Sandra Câmara Pestana, diretora executiva da Associação CAIS, acrescenta que “foi com muito entusiasmo que a CAIS e o programa Ciência + Cidadã juntaram utentes, vendedores da Revista CAIS e cientistas com o objetivo de aproximar a ciência e a sociedade civil. A edição da Revista CAIS, do mês de março, foi assim dedicada à ciência. Para o efeito, o IGC organizou uma visita para dar a oportunidade aos beneficiários da CAIS de participarem na fotorreportagem escolhendo as imagens científicas, colocar questões e almoçar com a equipa de cientistas. Esta iniciativa foi de extrema importância para esclarecer muitas questões sobre o tema da investigação científica que foi tão falado durante o período da pandemia do Covid-19. Todos saíram muito mais ricos em conhecimento”.

 

As revistas podem ser adquiridas pelo valor de 2€, junto dos vendedores CAIS, a partir do dia 1 de março e até ao final mês. 70% do valor das receitas reverte para os vendedores da associação.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes