A inauguração do novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, em Cacilhas de Oeiras encerrou o programa de comemorações do dia 7 de junho, do Dia do Município de Oeiras. Presentes estiveram o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar.
A emoção deu o tom à cerimónia de inauguração deste equipamento há muito ambicionado. “Os bombeiros saem com saudades do centro da vila de Oeiras, mas saem para melhores condições, para servir melhor”, referiu Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, Helder Joia da Silva, lembrando que esta associação tem 132 anos de existência.
“Queria expressar aos bombeiros de Oeiras, em representação aos bombeiros do município, por aquilo que têm feito sempre que são chamados a qualquer sinistro”, referiu Isaltino Morais aproveitando para recordar o empenho das corporações do Município por ocasião das cheias de Algés. “Com uma excelente prestação dos bombeiros, de todas as equipas da Proteção Civil e dos funcionários da Câmara, em 24 horas tudo estava reposto no território.”
No seu discurso, o Ministro da Administração Interna destacou a importância do empenho do Município. “É no poder local que reside a primeira e a mais importante resposta a todo o dispositivo nacional de Proteção Civil, onde emergem e são solucionadas 90% das ocorrências. Quanto mais capacitado estiver o poder local, mais capacitado estará o sistema no seu todo. Por isso é importante o trabalho que tem sido desenvolvido em Oeiras, não apenas na capacitação e na valorização das infraestruturas, mas também no esforço de profissionalização”, sublinhou José Luís Carneiro, a recordar os contratos assinados recentemente para as novas equipas de intervenção permanente, financiados pela Autoridade Nacional e pela Câmara Municipal de Oeiras.
Com uma área aproximada de 3000 m2, distribuídos por 3 pisos, esta obra implicou um investimento municipal na ordem dos 4.7 milhões de euros que, somados aos valores do terreno e projeto, ascende aos 6.8 milhões.
O novo quartel reúne melhores condições para o exercício das atividades dos Bombeiros Voluntários de Oeiras, pela sua modernidade, pela maior área de operação e de parque de viaturas, assim como infraestruturas de qualidade para o desenvolvimento de exercícios de treino e de formação, uma vez que está também prevista uma casa-escola para prática de treinos operacionais.
Assista ao direto da Inauguração.