8.5 C
Oeiras Municipality
Ter 7 Fevereiro 2023
Inicio Ciência Instituto Gulbenkian de Ciência dá início a formações Lab in a Box

Instituto Gulbenkian de Ciência dá início a formações Lab in a Box

Em outubro, o Instituto Gulbenkian de Ciência deu início às sessões de formação Lab in a Box para o 1º e 2º ciclo, na edição 2022-2023, onde participaram 30 docentes do concelho de Oeiras.

O projeto Lab in a Box deu início à edição 2022-2023, no Centro Colaborativo do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), com o arranque da formação dos docentes do concelho de Oeiras que integram esta iniciativa.

A primeira sessão de formação, no dia 19 de outubro, contou com a participação de 15 docentes de 1º ciclo, que representam 11 escolas pertencentes aos Agrupamentos de São Julião da Barra, Aquilino Ribeiro, Linda-a-Velha e Queijas e Conde de Oeiras.

No dia 21 de outubro seguiu-se a formação para 15 docentes do 2º ciclo, de escolas de Oeiras pertencentes aos agrupamentos de Carnaxide, Paço de Arcos, Conde de Oeiras, São Julião da Barra e Aquilino Ribeiro e também de duas escolas da Casa Pia de Lisboa.

Nestas primeiras sessões foi dada a oportunidade aos docentes de testarem novas técnicas e experiências, num ambiente informal e descontraído, que possam desenvolver em contexto de sala de aula. O arranque da edição 2022-2023 contou ainda com a participação de Mariana Alves, líder de projeto do Programa de Democratização da Ciência do IGC que abordou o tema “Práticas equitativas na educação”.

As formações estão incluídas num conjunto de mais 5 sessões mensais, que decorrem ao longo do ano letivo, e têm como objetivo dotar a nova equipa de docentes Lab in a Box com competências ao nível da utilização do método científico aplicado ao desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula que promovam a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico.

O projeto Lab in a Box é uma iniciativa pioneira no domínio pedagógico, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência com o apoio do Município de Oeiras e da Merck Family Foundation, que surge da convicção que a ciência se pode aprender no dia a dia e que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

700 alunos participaram do Corta-mato de Oeiras

Foi num ambiente de festa que, uma vez mais,  se celebrou o Desporto em contexto escolar, num dia dedicado à modalidade de atletismo. O Corta-mato...

Abertas inscrições para quem pretenda ser família de acolhimento nas Jornadas Mundiais da Juventude

Já se encontram abertas as inscrições para as famílias que pretendam receber os jovens peregrinos que venham participar na JMJ Lisboa 2023. Os jovens que...

NucleOeiras participou no Campeonato Nacional de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) em Braga

No passado fim de semana, 4 e 5 de fevereiro de 2023, realizou-se em Braga os Nacionais de Pista Coberta Sub18 (Juvenis) da Federação...

A Oeiras Viva E.M. assinala Dia dos Namorados com Concurso de Fotografia

A Oeiras Viva E.M. irá assinalar o dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, com o Concurso de Fotografia. O Concurso teve início no dia...

Comentários Recentes