16.5 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Abril 2024
Inicio Sociedade Interior Norte e Centro e região do Algarve em perigo máximo de...

Interior Norte e Centro e região do Algarve em perigo máximo de incêndio

Cerca de 60 concelhos do interior Norte e Centro e da região do Algarve estão hoje em perigo máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em perigo máximo estão cerca de 60 concelhos nos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.

Em perigo muito elevado o IPMA colocou cerca de 80 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Coimbra, Aveiro, Guarda, Viseu, Porto, Vila Real e Braga.

Já em perigo elevado está quase toda a região do Alentejo, cinco concelhos algarvios, sete no distrito de Lisboa, três no de Santarém, quatro em Leiria, seis em Aveiro, dois em Coimbra, cinco no Porto, em Vila Real, três em Braga e um em Viana do Castelo.

Para hoje, o IPMA prevê uma descida da temperatura mínima, em especial no interior, e uma pequena subida da temperatura máxima no litoral da região Sul, sendo acentuada no sotavento algarvio. O vento será de noroeste durante a tarde, sendo por vezes forte na faixa costeira a sul do Cabo Espichel.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança, Vila Real, Guarda e Viseu) e os 22ºC (Faro) e as máximas entre os 24ºC (Viana do Castelo) e os 38ºC (Faro).

Faro, Porto Santo e costa Norte da Madeira sob aviso laranja por causa do calor

O distrito de Faro está sob aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do calor, uma situação que se vai manter até à madrugada de domingo, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

 

De acordo com o IPMA, estão igualmente sob aviso laranja por causa do tempo quente, até à madrugada de domingo, a costa Sul da ilha da Madeira e a ilha de Porto Santo.

Já as regiões montanhosas da Madeira e a costa Norte estão com aviso amarelo (o terceiro mais grave) devido às altas temperaturas.

Também por causa da persistência dos valores elevados da temperatura, o IPMA colocou sob aviso amarelo os distritos de Bragança e Guarda até às 23:00 de sexta-feira, mantendo o aviso ativo pelo menos até final do dia de sábado em Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja.

Nos Açores, as ilhas do Grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel) estão também sob aviso amarelo, mas devido à chuva.

 

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CMCS participa do Campeonato Europeu de Canoagem de Mar 2024

Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar 2024. Sob...

Palácio dos Aciprestes vai ser palco do concerto Septeto Martinu

O Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o grupo Septeto Martinu no próximo dia 22 de abril, pelas 18h, para uma jornada musical e...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’

O Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’ realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 11h, no...

Fundação Gulbenkian, Lisboa e Oeiras abrem candidaturas para residências artísticas

Estão abertas as candidaturas para três residências multidisciplinares da iniciativa Bauhaus of the Seas Sails, de que a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Centro...

Comentários Recentes