20.8 C
Oeiras Municipality
Ter 27 Setembro 2022
Inicio Sociedade Investigadores encontram combinação de dois medicamentos que pode reverter osteoartrite

Investigadores encontram combinação de dois medicamentos que pode reverter osteoartrite

Uma equipa internacional de investigadores comprovou que a combinação de dois medicamentos experimentais poderá reverter a osteoartrite, um problema articular que afeta quase 250 milhões de pessoas em todo o mundo.

Atualmente estão a ser realizados testes em ratos, mas também em células isoladas de cartilagem humana, sendo este um passo importante na luta para encontrar uma cura para a osteoartrite.

A pesquisa foi dirigida pelo professor Pedro Guillem, da clínica Centro, em Madrid, e Juan Carlos Izpisúa, do Instituto Salk, da Califórnia, e cientistas da Universidade Católica de San Antonio de Murcia (UCAM); da Clínica Hospitalar de Barcelona; da Academia Chinesa de Ciências e da Universidade de Harvard.

“Os tratamentos atualmente usados têm como objetivo reduzir a dor, a inflamação e a incapacidade, retardando o desgaste da cartilagem e a progressão da doença, mas não curam e a cirurgia de substituição articular é inevitavelmente utilizada”, explicou Pedro Guillén.

Neste estudo verificou-se que a ação de duas moléculas previamente identificadas poderia melhorar a eficácia do tratamento da osteoartrite, levando em consideração que cada um desses medicamentos experimentais separadamente moderou os sintomas da doença.

“Desde a primeira vez que testamos essa combinação de drogas experimentais em apenas alguns animais, vimos uma grande melhoria”, disse Isabel Guillen, investigadora associada do instituto Salk e coautora do novo estudo.

Para testar se a combinação desses medicamentos experimentais também melhorou a osteoartrite em humanos, os autores do estudo trataram células isoladas da cartilagem articular humana e também obtiveram bons resultados.

“Esses bons resultados obtidos em culturas de células humanas são uma boa indicação de que o tratamento pode funcionar em pacientes”, explicou Martínez Redondo.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Portugueses podem vir a ter prazos para fazer partilhas de heranças

Em Portugal dos 11,5 milhões de prédios rústicos existentes, 3,4 milhões (30%) encontram-se em situação de herança indivisa,isto é, heranças que ainda não foram...

Oeiras Celebra o Dia Mundial do Turismo

Oeiras assinala o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, com a entrada em funcionamento do TOMI, um painel interativo de comunicação e informação...

Academia João Cardiga receberá Formações em Intervenções Assistidas por Equinos

A Academia Equestre João Cardiga vai, através do seu polo de formação – Cardiga Training Center – ser palco, de diversas ações de formação...

Presidente da Câmara Municipal de Oeiras visitou escolas do concelho

Na manhã do passado dia 23 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelos Vereadores da CMO, Joana Baptista...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz