O ISQ acaba de ser distinguido pelo IPQ, Instituto Português da Qualidade, como Organismo de Verificação Metrológica (OVM) no evento que celebra os 40 anos do Sistema Português da Qualidade, constituindo-se como o primeiro OVM em Portugal.
Enquanto OVM, o ISQ faz a verificação e calibração de um vasto conjunto de equipamentos que estão no nosso dia-a-dia, caso de balanças, bombas de gasolina, parquímetros ou ainda de equipamento de uso industrial e do sector da saúde, garantindo assim a conformidade dos mesmos com os regulamentos e protegendo os cidadãos das consequências de medições incorretas.
O Estado, através do IPQ, apoia-se assim em entidades por si qualificadas para garantir a credibilidade das medições, sendo estas entidades eleitas através do reconhecimento da sua competência pela chancela da acreditação IPAC (Instituto Português de Acreditação) para o representar e dar suporte nesta atividade, tornando as entidades parceiras OVMs – Organismos de Verificação Metrológica.
Estas qualificações são atribuídas a nível regional, definindo o IPQ qual a instituição OVM a operar nos diferentes concelhos de Portugal continental e ilhas.
“Esta matéria é da maior importância para um correto e regular funcionamento de uma economia e da uma sociedade moderna que se quer segura, credível e auditável. Este reconhecimento, por parte do IPQ e do IPAC, é a prova da excelência das nossas Equipas e do seu empenho e profissionalismo. Este prémio é deles”, refere Pedro Matias, Presidente do ISQ.
O ISQ tem representatividade de atuação distribuída num conjunto alargado de concelhos, suportando-se na competência instalada na sua sede em Oeiras/Tagus Park, bem como nas suas delegações nacionais em Monção, Vila Nova de Gaia, Viseu, Castelo Branco e Loulé.
“Nenhuma economia funciona sem um Sistema da Qualidade. O Sistema Português da Qualidade (SPQ) é o conjunto integrado de entidades e organizações interrelacionadas que, seguindo princípios, regras e procedimentos aceites internacionalmente, respeitantes à Normalização, à Qualificação e à Metrologia, permitem a dinamização da qualidade, com vista ao desenvolvimento sustentado do País. O que se passou, por exemplo, muito recentemente com o caso do Submarino Titan é a prova provada da importância deste tipo de Sistemas, onde certamente algo ligado à Certificação e análise de conformidade faltou”, conclui Pedro Matias, Presidente do ISQ.
A realização do controlo metrológico dos instrumentos de medição, através da realização das respetivas verificações metrológicas, é aplicada a um conjunto de instrumentos em que o Labmetro, laboratório de metrologia do ISQ, tem competência. É o caso de analisadores de gases de escape – tendo sido o primeiro OVM desde 1994 -, Opacímetros, postos de combustível, instrumentos de pesagem não automática como as balanças de supermercado, básculas, manómetros de pressão para veículos, máquinas de força, sistema de gestão de parques e parquímetros, contadores de tempo, conta metros e sonómetros.
O ISQ atua ainda como OI, Organismo de Inspeção na área dos reservatórios sobre pressão.