20 C
Oeiras Municipality
Seg 27 Setembro 2021
Inicio Ciência IST. Nuno Maulide é o autor da obra que desmisfica a Química...

IST. Nuno Maulide é o autor da obra que desmisfica a Química simplicando-a

“Como se transforma ar em pão?” –  a pergunta instigante, que desperta a vontade de saber mais, faz parte do título do livro de Nuno Maulide, antigo aluno do Técnico, e é uma das muitas questões do nosso quotidiano a que o cientista dá resposta de forma muito acessível, enquanto desmistifica a Química. Conhecido e já premiado pelo seu talento para comunicar Ciência, o alumnus aliou-se a Tanja Traxler- coautora da obra- e juntos deram vida a um livro divertido que nos ajuda a perceber como efetivamente a Química “é uma ciência sobre nós próprios e o universo que nos rodeia”. O Instituto Superior Técnico foi o local escolhido para a apresentação da obra em Portugal esta sexta-feira, 10 de setembro.

Ainda que com as restrições impostas pela pandemia na lotação do espaço, foram muitos os antigos colegas e professores do autor que fizeram questão de marcar presença no Anfiteatro Abreu Faro, palco que acolheu a sessão de lançamento, para testemunhar o momento e felicitar o antigo aluno.

Andreia Rasga, editora do livro, assinalou o “orgulho com que fazemos o lançamento em Portugal do livro do Nuno Maulide no Técnico, escola onde deu os primeiros passos na Química”, enaltecendo o valor que reside nesta obra e o talento do alumnus em aproximar a Ciência das pessoas. “Pela voz do Nuno a Química torna-se parte do dia a dia”, disse.

A apresentação da obra ficou a cargo da professora Matilde Marques, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ), investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE) e vice-presidente do Conselho Científico (CC). A docente não pôde deixar de lembrar o percurso académico de Nuno Maulide, e de como o seu talento se evidenciou desde cedo, sublinhando a sua capacidade em comunicar Ciência. “É um gosto ler este livro”, reiterou. Aproveitando a oportunidade, a professora Matilde Marques anunciou que a ligação do antigo aluno passará a ser ainda mais robusta, uma vez que se tornará professor catedrático convidado do Técnico.

Na sua intervenção, o antigo aluno não esqueceria o impacto desta passagem pelo Técnico e das ligações que criou na Escola, realçando que este é um “regresso a uma casa” que o “viu crescer”. Partilhando alguns detalhes sobre o processo de escrita do livro na versão original – em alemão, Nuno Maulide salientou que aquilo que realmente lhe interessa é que “este livro chegue às pessoas e que as pessoas digam: se calhar está aqui uma coisa que me pode dar jeito no dia a dia”. “A química não é algo de que se precise ter medo”, frisava mais à frente.

A obra “Como Se Transforma Ar em Pão: Estas e Outras Questões a Que só a Química Sabe Responder” já chegou às livrarias portuguesas e promete ajudar a combater esta desconfiança geral relativamente à Química, recorrendo a muito conhecimento e sobretudo desconstruindo-o.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Final da competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian volta a ser o palco da grande final da maior competição, realizada em Portugal, pela melhor aplicação criada por jovens...

Programa Viva as Férias de Verão termina com jogo de Golfe

O Viva as Férias chegou ao fim! Para assinalar este dia e fortificar as boas memórias que ao longo dos anos se têm proporcionado a...

Piscinas Municipais da Oeiras Viva EM já estão em funcionamento

As Piscinas Municipais da Oeiras Viva EM, já estão em funcionamento. Faça já a sua inscrição! Consulte a www.oeirasviva.pt para conhecer todas as modalidades e...

Algés. Cleverti tem 50 vagas de emprego 100% remoto para preencher até final do ano

A Cleverti, empresa portuguesa de desenvolvimento e testes de software localizada em Algés, acaba de anunciar o seu crescimento, quer em termos de volume...

Comentários Recentes