18 C
Oeiras Municipality
Qui 25 Abril 2024
Inicio Ciência IST. Professora Fátima Guedes da Silva eleita Fellow da Academia Europeia das...

IST. Professora Fátima Guedes da Silva eleita Fellow da Academia Europeia das Ciências

A professora Fátima Guedes da Silva, docente do Departamento de Engenharia Química (DEQ) e investigadora do Centro de Química Estrutural (CQE), foi recentemente eleita fellow da Academia Europeia das Ciências (EurASc, na sigla inglesa). A docente do Técnico não esconde a alegria e honra que esta distinção lhe suscita “por resultar de uma avaliação por pares de uma instituição internacional de reconhecido prestígio”. A investigadora do CQE desconhecia “totalmente o que se desenhava” e por isso acabaria também por ser “agradavelmente surpreendida” com a receção da notícia.

A professora Fátima Guedes da Silva junta-se assim ao professor Armando Pombeiro, também docente do DEQ e investigador do CQE, e ao professor Luís Oliveira e Silva, docente do Departamento de Física (DF) e investigador do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN), eleitos em 2019. A investigadora do CQE é, no entanto, a primeira mulher da comunidade da Universidade de Lisboa (ULisboa) a receber este prestigiante título, algo que lhe multiplica o orgulho, como a própria partilha: “em geral o trabalho das mulheres é menos reconhecido e em termos de distinções o número de mulheres agraciadas, na generalidade, é mais reduzido do que o dos homens, exceto quando dirigidas especificamente a elas”. “É gratificante ver que a EURASC não é uma instituição fechada nesse sentido. Acresce ainda o facto de o reconhecimento ser dirigido a uma mulher desta Universidade e do Instituto Superior Técnico, instituições onde me orgulho de desenvolver as minhas atividades”, completamente.

A eleição como fellow da EurASc tem por base o mérito científico e é um processo completamente independente de qualquer outra entidade. O processo inicia-se com uma proposta feita pelo Comité Científico das Divisões da Academia, sujeita, posteriormente, à aprovação do “General Board” – composto pelos membros do Presidium e pelos coordenadores das Divisões.

A docente do Técnico considera que na origem desta prestigiante distinção “além da relevância, atualidade e diversidade dos temas” em que trabalha, podem ter sido apreciadas as suas “colaborações internacionais designadamente com a França, Rússia, Itália, Finlândia e Índia, entre outros países e, obviamente, as publicações científicas (artigos em revistas, contribuições em livros, patentes, etc.), assim como a sua originalidade e o interesse que elas geraram na comunidade científica”. “A edição de livros internacionais e a organização de relevantes conferências internacionais possivelmente também pesaram na eleição”, acrescenta.

A Academia Europeia das Ciências tem como missão reconhecer e eleger como membros os melhores cientistas europeus com uma visão para a Europa como um todo, procurando o desenvolvimento da ciência e cooperação científica europeia. A associação internacional, composta por distintos académicos, procura ainda aproveitar a experiência dos seus membros para aconselhar outros organismos europeus ao nível da melhoria da investigação europeia, da aplicação tecnológica e do desenvolvimento social.

A professora Fátima Guedes da Silva irá integrar a Divisão da Química da EurASc, algo que à partida a levará a estar envolvida em “iniciativas onde esta Ciência contribua para a sustentabilidade e bem-estar na prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, designadamente os referentes às diretrizes 4 (Educação de Qualidade) e 12 (Produção e Consumo Responsáveis). “Por exemplo, em temas que envolvam a melhor utilização, por via química, do dióxido de carbono e de matérias-primas de natureza fóssil, que também têm elevado impacto na preservação do ambiente e até do clima”, evidencia.

Doutorada em Engenharia Química, em 1993, no Instituto Superior Técnico, a professora Fátima Guedes da Silva é desde 2014 professora associada do DEQ.  NO CQE é cocoordenadora do Grupo Coordenação Química e Catálise. Os seus principais interesses de investigação incluem: determinação estrutural, por análise por difração de raios-X, de complexos metálicos e compostos orgânicos, conjuntos polinucleares metálicos e estruturas supramoleculares; ativação, por centros metálicos de transição, de pequenas moléculas com significado biológico, farmacológico, ambiental ou industrial; síntese e catálise mediada por metais; eletroquímica molecular e eletrocatálise; investigação mecanicista de reações rápidas principalmente por simulação digital de voltametria cíclica. É coautora de mais de 350 publicações e de 13 patentes.

Em 2014, a docente do Técnico foi distinguida com o “Prémio Sociedade Portuguesa de Eletroquímica” em reconhecimento da excelência da sua investigação em Eletroquímica e da relevância das suas atividades para o desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Eletroquímica. EM 2017, seria também galardoada com o Prémio Científico Universidade de Lisboa / Caixa Geral de Depósitos. A estas distinções, junta-se agora o mérito de integrar o lote restrito de Fellows da Academia Europeia das Ciências onde encontramos apenas 10 cientistas portugueses.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

‘Dança’ vai tomar conta dos palcos dos auditórios municipais em Oeiras

A 'Dança' vai tomar conta os palcos dos auditórios municipais em Oeiras nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril e 18 de...

Poemas sobre a Liberdade na Livraria-Galeria Municipal Verney

Venha celebrar a liberdade numa tarde poética. No dia 27 de abril, a Livraria Municipal Verney abre as suas portas para o evento 'Poemas...

Concerto Sinfónico pela Orquestra Sinfónica Juvenil

No dia 26 de abril, o Município de Oeiras leva ao Jardim Municipal de Oeiras, o Concerto Sinfónico, pela Orquestra Sinfónica Juvenil, pelas 21h30. Neste...

Programa Municipal de coadjuvação realiza atividade ‘Orientação na escola – A rota da reciclagem’

O Programa Municipal de coadjuvação dos Professores Titulares do 1º Ciclo da Escola Básica tem vindo a garantir, ao longo dos 6 anos da...

Comentários Recentes