20 C
Oeiras Municipality
Seg 27 Setembro 2021
Inicio Ciência IST. Técnico e Faculdade de Psicologia estabelecem protocolo de colaboração

IST. Técnico e Faculdade de Psicologia estabelecem protocolo de colaboração

Esta sexta-feira, 3 de setembro, foi dado mais um importante passo na mitigação e prevenção dos riscos psicossociais junto da comunidade do Técnico através da celebração de um protocolo com a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. Através do mesmo será possível dar seguimento a algumas das medidas propostas pela Comissão para a Avaliação dos Riscos Psicossociais (CARP-T) após a avaliação feita junto dos trabalhadores da Escola.

A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar na sala de reuniões do Pavilhão Central e contou com a presença do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, e do professor Telmo Baptista, diretor da Faculdade de Psicologia, que, depois de rubricarem o acordo, expressaram o contentamento com esta colaboração.

O professor Telmo Baptista começaria por realçar que além de emergente, esta área dos riscos psicossociais exige coragem. “Isto de olharmos para nós próprios e vermos aquilo que pode não estar a funcionar tão bem, que pode ter consequências sérias na saúde mental das pessoas, na produtividade dos serviços, é muito importante. É algo obrigatório em alguns casos, e quando não é, como no caso do Técnico, tem ainda mais mérito”, afirmou. “Na Faculdade de Psicologia temos as pessoas que vos podem ajudar neste processo, estamos disponíveis para o fazer e temos toda a vontade de participar neste processo”, adicionou o professor Telmo Baptista.

Evidenciando a forma como a pandemia impactou a saúde mental, a que se somam as inúmeras solicitações da vida moderna, e realçando as repercussões de tudo isso na qualidade de vida das pessoas, o diretor da Faculdade de Psicologia reiterou a atenção que esta problemática merece.

O professor Rogério Colaço agradeceria a “disponibilidade e o apoio da faculdade de psicologia neste projeto tão importante e determinante para o Técnico”. Evocando também a forma como a pandemia impactou o funcionamento da instituição e consequentemente toda a sua comunidade, o presidente do Técnico frisou que o bem-estar de todos é uma prioridade da Escola.  “Os nossos funcionários, docentes, investigadores e alunos precisam de estar confortáveis nesta casa, queremos que se sintam bem, e este trabalho é também muito importante para tal”, rematou, agradecendo mais uma vez “a ajuda preciosa da Faculdade de Psicologia” neste caminho.

Na cerimónia estiveram ainda presentes a professora Isabel Ribeiro, vice-presidente do Técnico para a Modernização Administrativa, e vários elementos da CARP-T, nomeadamente a coordenadora do grupo de trabalho, doutora Isabel Gonçalves, assinalando-se este momento como mais uma conquista fulcral nesta importante missão de zelar pelo bem-estar dos trabalhadores do Técnico.

O acordo entre o Instituto Superior Técnico e a Faculdade de Psicologia prevê a disponibilização dos resultados da avaliação dos riscos psicossociais realizada aos trabalhadores da Escola, bem como todos os documentos produzidos sobre a avaliação global já efetuada. Os referidos dados serão usados para fins exclusivos de avaliação, intervenção e investigação, com total salvaguarda e confidencialidade dos mesmos.

Do estabelecimento desta colaboração deverá resultar uma avaliação mais específica dos serviços problemáticos do Técnico conduzida pela Faculdade de Psicologia, à qual se deverá seguir uma apresentação de propostas de medidas de intervenção preventiva e remediativa no âmbito dos riscos psicossociais, assim como o apoio na implementação das mesmas. A Faculdade de Psicologia auxiliará também na seleção do(a) psicólogo(a) para avaliar e intervir nos riscos psicossociais junto dos colaboradores do Técnico.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Final da competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian

A Fundação Calouste Gulbenkian volta a ser o palco da grande final da maior competição, realizada em Portugal, pela melhor aplicação criada por jovens...

Programa Viva as Férias de Verão termina com jogo de Golfe

O Viva as Férias chegou ao fim! Para assinalar este dia e fortificar as boas memórias que ao longo dos anos se têm proporcionado a...

Piscinas Municipais da Oeiras Viva EM já estão em funcionamento

As Piscinas Municipais da Oeiras Viva EM, já estão em funcionamento. Faça já a sua inscrição! Consulte a www.oeirasviva.pt para conhecer todas as modalidades e...

Algés. Cleverti tem 50 vagas de emprego 100% remoto para preencher até final do ano

A Cleverti, empresa portuguesa de desenvolvimento e testes de software localizada em Algés, acaba de anunciar o seu crescimento, quer em termos de volume...

Comentários Recentes