16.5 C
Oeiras Municipality
Sáb 20 Abril 2024
Inicio Ciência ITQB NOVA e Munícipio de Oeiras lançaram livro infantil “Ao Ataque!”: uma...

ITQB NOVA e Munícipio de Oeiras lançaram livro infantil “Ao Ataque!”: uma aventura sobre vacinação

O ITQB NOVA e o Município de Oeiras lançaram, no dia 24 de setembro, um livro infantil que tem o objetivo de explicar aos mais novos o funcionamento das vacinas. O livro é da autoria da investigadora do ITQB NOVA, Márcia Alves.

“Ao Ataque!” é o nome do livro infantil criado pela investigadora do Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA), e lançado na Marina de Oeiras durante a Noite Europeia dos Investigadores.

Escrito e ilustrado pela cientista Márcia Alves, o livro surge numa altura em que as vacinas se tornaram determinantes no combate à pandemia de Covid-19. O ITQB NOVA e o Município de Oeiras tornaram agora possível a sua produção e distribuição, de forma a tornar este tema mais compreensível pelo público em geral.

“Ao Ataque!” explica-nos como a vacina nos ajuda a combater as doenças causadas por vírus como o SARS-CoV-2. O enredo acompanha uma criança, desde o momento da vacinação e leva-nos numa jornada que nos mostra como as vacinas ajudam o exército de glóbulos brancos a combater os organismos invasores e a defender o nosso corpo. Apesar de destinado aos mais novos, esta obra, irá também ajudar os adultos a compreender este processo. Inclui ainda algumas atividades e jogos para as crianças, para leitura ainda mais apelativa.

O lançamento do livro contou com a participação da autora, Márcia Alves, bem como de outros convidados que irão falar sobre a inspiração que levou à criação da obra, o seu processo e a importância da comunicação de ciência. Irão decorrer ainda, no espaço infantil, sessões de leitura e outras atividades para os mais novos. Além disso, quem visite a Noite Europeia dos Investigadores na Marina de Oeiras, terá a oportunidade de levar para casa um exemplar.

O livro será distribuído pelas várias escolas de Oeiras e estará disponível na rede de Bibliotecas do Município de Oeiras, através do programa “Ciência Aberta a Oeiras”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CMCS participa do Campeonato Europeu de Canoagem de Mar 2024

Decorreu, no passado sábado 13 de abril, em Angra do Heroísmo – Terceira, Açores, o Campeonato da Europa de Canoagem de Mar 2024. Sob...

Palácio dos Aciprestes vai ser palco do concerto Septeto Martinu

O Palácio dos Aciprestes, em Linda-a-Velha, recebe o grupo Septeto Martinu no próximo dia 22 de abril, pelas 18h, para uma jornada musical e...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’

O Concerto Didático para Pais & Filhos ‘História de Música e Música com Histórias’ realiza-se no próximo dia 21 de abril, pelas 11h, no...

Fundação Gulbenkian, Lisboa e Oeiras abrem candidaturas para residências artísticas

Estão abertas as candidaturas para três residências multidisciplinares da iniciativa Bauhaus of the Seas Sails, de que a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Centro...

Comentários Recentes