O Instituto de Tecnologia Química e Biológica António Xavier da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) lançou um novo projeto em colaboração com o Município de Oeiras. Denominado MicroMundo@Oeiras, o projeto tem como missão descobrir novos antibióticos e mapear núcleos de resistência microbiana.
Inserido no Programa Ciência + Cidadã, o projeto envolve investigadores do ITQB NOVA, estudantes da Universidade Nova de Lisboa e alunos do 12º ano da Escola Secundária Aquilino Ribeiro, em Oeiras. O seu propósito vai além de enfrentar o desafio global da resistência aos antibióticos, pretendendo também fomentar o interesse pela ciência e investigação em alunos de diferentes níveis educacionais.
Os objetivos principais do projeto incluem a descoberta de novos antibióticos, a identificação de áreas onde a resistência está a aumentar e a sensibilização para a importância deste problema global.
O MicroMundo@Oeiras permitirá aos participantes desenvolver competências de comunicação, bem como adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre resistência a antibióticos. Os alunos terão também a oportunidade de se tornarem cientistas cidadãos, ao participarem num projeto de pesquisa coordenado pelos investigadores do ITQB NOVA, Paulo Durão e Pedro Matos Pereira.
Este projeto resulta de uma colaboração com o MicroMundo@UPorto, implementado pela Universidade do Porto, como parte do projeto internacional Small World Initiative (SWI)/Tiny Earth.