Jaron Lanier e Gonçalo M. Tavares são os mais recentes nomes confirmados para a 4.ª edição do Oeiras Ignição Gerador, o principal summit dedicado à Cultura em Portugal, organizado pelo Gerador – plataforma portuguesa independente de jornalismo, cultura e educação – e com apoio da Câmara Municipal de Oeiras. O evento, que decorre entre 17 e 20 de maio, no centro histórico de Oeiras, tem como tema “À Beira de um Futuro Desconhecido” e pretende promover o debate sobre o futuro da Cultura, da Criatividade e da Inteligência Artificial num mundo em rápida mudança.
Jaron Lanier foi pioneiro na área da realidade virtual, um termo que o próprio cunhou. Especialista em computação, escreve regularmente sobre o impacto social da tecnologia e o futuro do humanismo. Em 2018, foi considerado umas das 25 pessoas mais influentes dos últimos 25 anos pela revista Wired Magazine. Foi também considerado uma das 100 pessoas mais influentes no mundo pela Time Magazine. Publicou artigos na Forbes, The New York Times e The Wall Street Journal, entre outros. Neste summit, irá falar sobre o impacto da Inteligência Artificial na criação artística.
O diálogo/luta entre o Homem e a Máquina será o tema abordado por Gonçalo M. Tavares, um dos mais conceituados escritores portugueses, com obras traduzidas em quase 60 países. Os seus livros receberam vários prémios em Portugal e no estrangeiro, como são exemplo: Prémio Portugal Telecom 2007 e 2011 (Brasil), Prémio Internazionale Trieste 2008 (Itália), Prémio Belgrado 2009 (Sérvia), Prix Littéraire Européen 2011 (França) e Prix du Meuilleur Livre Étranger 2010 (França), anteriormente atribuído a nomes como Robert Musil, Orhan Pamuk, John Updike, Philip Roth, Gabriel García Márquez e Salman Rushdie, entre outros.
No dia 18 de maio, o Oeiras Ignição Gerador apresenta o Barómetro da Cultura 2023, uma parceria entre o Gerador e a Qmetrics. Este é o único estudo regular no País que avalia a perceção da população sobre o consumo de cultura, oferecendo dados práticos que apoiem a comunidade cultural e os decisores políticos e empresariais na criação e desenvolvimento de estratégias.
Este ano, o Oeiras Ignição Gerador apresenta também a Cabine do Futuro, uma ideia que resulta de um pedido do Gerador ao ChatGPT para que criasse uma iniciativa que envolva a comunidade do Festival. Na Cabine do Futuro, os participantes poderão gravar um vídeo de 1 minuto, a ser transmitido no Festival, sobre o papel da Cultura e da Criatividade num futuro incerto.
“Quando, há três anos e em plena pandemia, criámos com a Câmara Municipal de Oeiras o summit que junta a comunidade artística e criativa anualmente, estávamos longe de imaginar o quão determinante iria ser a edição deste ano. A incerteza do futuro, com a ascensão de novas ordens políticas, as revoluções tecnológicas e a disrupção ambiental podem transformar a cultura e a sociedade. O Oeiras Ignição Gerador deste ano vai à procura de respostas para estes temas”, afirma o presidente do Gerador, Tiago Sigorelho, e um dos oradores do evento.
Durante os quatro dias do evento, o Auditório Municipal Eunice Muñoz, a Galeria Verney e o Mercado de Oeiras irão receber personalidades de destaque nas áreas da Cultura, Filosofia, Ciência, Setor Social e Investigação, como o filósofo Clóvis de Barro Filho, o maestro Martim Sousa Tavares, a ex-ministra Maria de Lurdes Rodrigues, a economista Susana Peralta e o químico premiado Nuno Maulide, entre outros.
Para além das conversas, apresentações individuais, workshops, iniciativas de networking e encontros temáticos, a programação conta também com uma Feira da Criatividade, showcases musicais, performances de dança na rua e concertos de artistas como B Fachada, Celina da Piedade e Ana Santos, entre outros.
Pode consultar o programa e comprar os bilhetes em https://gerador.eu/oeiras-ignicao-2023/. Existem descontos para sócios Gerador e moradores de Oeiras.
Sobre o Gerador
O Gerador é uma plataforma independente de jornalismo, cultura e educação nascida em 2014. Propõe-se a fornecer ferramentas à população residente em Portugal para exercer uma cidadania mais ativa, crítica, participativa e criativa. Acredita que pessoas mais informadas, com acesso a educação, formal e informal, mais consequente e que possam participar ativamente em fruição e criação artística, são capazes de influenciar positivamente a sociedade. Mais informação em https://gerador.eu/