14 C
Oeiras Municipality
Dom 25 Fevereiro 2024
Inicio Portugal JMJ2023. Oeiras foi um dos Municípios escolhidos para receber Papa Francisco em...

JMJ2023. Oeiras foi um dos Municípios escolhidos para receber Papa Francisco em Portugal

Município preparado para acolher 30.000 jovens. Encontro com o Papa acontece a 6 de agosto no Terrapleno de Algés

Oeiras foi um dos Municípios escolhidos para receber o Papa Francisco em Portugal no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, que se realizam na primeira semana de agosto. O encontro de Sua Santidade com os voluntários vai acontecer no dia 6 de agosto, no Terrapleno de Algés.

Jovens de todo o Mundo vão estar no nosso país a participar em diversas iniciativas e no concelho de Oeiras vão estar alojados cerca de 30.000 jovens. A Câmara Municipal de Oeiras está fortemente empenhada em proporcionar uma estadia segura e confortável a todos quantos visitem o concelho durante este período.

Entre 31 de julho e 6 de agosto, os jovens ficarão alojados maioritariamente em escolas, coletividades e instalações desportivas, sendo aproximadamente 2.000 os que ficarão em famílias de acolhimento. Estarão também acampados nas instalações da Bataria da Lage em Oeiras cerca de 1.000 escoteiros que irão ser voluntários no evento.

Na base deste acolhimento estão os Voluntários Paroquiais que, durante essa semana, irão ser a principal ligação aos peregrinos.

O Município de Oeiras lançou ainda um desafio aos funcionários da Autarquia para se associarem voluntariamente a este evento, desempenhando funções distintas durante esse período.

O Passeio Marítimo de Algés será o palco dos grandes eventos associados a Oeiras:

  • 1 agosto | Encontro das Nações – França (40.000 participantes)
  • 2 agosto | Encontro das Nações – Itália (50.000 participantes)
  • 6 agosto | Encontro do Santo Padre com os Voluntários (30.000 participantes)
  • 7 agosto | Encontro Caminho Neocatecumenal (70.000 a 80.000 participantes)

Além das ações de caráter religioso (eucaristia e testemunhos vocacionais), estes eventos englobam também concertos e espetáculos artísticos integrados no Festival da Juventude.

No sentido de garantir a segurança e saúde pública, estão a ser realizadas visitas técnicas, com elementos da Proteção Civil de Oeiras, da Administração Regional de Saúde, da Câmara Municipal e das Paróquias e Comités Organizadores Paroquiais, a todas instalações que irão acolher mais de 100 peregrinos.

Quanto à Mobilidade no concelho, foi feito um levantamento e mapeamento dos principais locais de deslocação dos peregrinos e potenciais locais de estacionamento de autocarros, estando a ser elaborada uma “planta geral” que identifica os principais eixos viários, as estações de comboio, paragens de autocarro e terminais rodoviários, locais de alojamento dos peregrinos e acessos pedonais recomendados.

Também foram identificadas Bolsas de Estacionamento para Autocarros que permitirão dar uma resposta célere às necessidades que venham a ser identificadas durante as JMJ.

Em articulação com a PSP de Oeiras, já foi também estabelecido e testado o plano de mobilidade/segurança relativa aos eventos que irão decorrer no Terrapleno de Algés, com particular enfoque no evento de dia 6 de agosto.

Desde a primeira hora que o Município de Oeiras manifestou total disponibilidade para colaborar na realização das Jornadas Mundiais da Juventude 2023, o que implicou um investimento municipal ao nível organizacional, operacional e logístico, atribuindo a este evento uma enorme importância na projeção do concelho.

A JMJ Lisboa 2023 é organizada pelo Comité Organizador Local, do Patriarcado de Lisboa, de forma conjunta e em estreita cooperação, com o Governo de Portugal, a Câmara Municipal de Oeiras, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures, e a Câmara Municipal de Cascais, tendo sido concedido o Alto Patrocínio da República Portuguesa.

O Município de Oeiras vai investir na globalidade do evento cerca de 2 milhões de euros.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ cria novo laboratório em Portugal para testar iluminação no interior de veículos de nova geração

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior...

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’! A prova, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é organizada pela Associação de...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘Histórias de Música e Música com Histórias’ no Palácio Marquês de Pombal

‘Histórias de Música e Música com Histórias’ é o tema do próximo Concerto Didático para Pais & Filhos, no âmbito do programa Clássicos em...

‘Champagne’ é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 – ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes