O ‘Lab in a Suitcase’, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), no âmbito de uma parceria estabelecida com a Merck Family Foundation e a Câmara Municipal de Oeiras, tem como missão a democratização da Ciência.
A formação dos primeiros docentes para a utilização do Lab in a Suitcase, um kit experimental de baixo custo, portátil e de fácil manutenção que permite a realização de atividades educacionais e de investigação científica, decorreu nos dias 9 e 10 de maio.
O ‘Lab in a Suitcase’, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), no âmbito de uma parceria estabelecida com a Merck Family Foundation e a Câmara Municipal de Oeiras, tem como missão a democratização da Ciência. Estes kits compactos são compostos por equipamentos que permitem fazer experiências de biologia molecular e celular. Cada mala tem um custo aproximado entre 3000€ e 3500€ e no âmbito internacional é entregue aos investigadores/professores para o utilizarem de forma contínua nas suas atividades.
Em Portugal, o projeto chega agora ao ensino secundário e superior, disponibilizando as malas por curtos períodos de tempo, permitindo envolver mais docentes. A formação recentemente realizada incluiu docentes de Lisboa, Oeiras e Sintra.
No arranque desta iniciativa vão estar disponíveis 2 kits para empréstimo, por períodos de tempo que vão de 1 a 2 semanas. No futuro, o IGC pode vir a alargar a iniciativa a mais professores com interesse em participar e assim aumentar o número de kits disponíveis.