13.6 C
Oeiras Municipality
Sáb 4 Dezembro 2021
Inicio Sociedade Limpeza da Praia Velha de Paço de Arcos para celebrar o Dia...

Limpeza da Praia Velha de Paço de Arcos para celebrar o Dia Nacional do Mar

O Dia Nacional do Mar, 16 de novembro, vai ser celebrado com uma ação de limpeza da praia velha de Paço de Arcos (areal e mar), por 45 alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, que terá início às 10H30. Paralelamente, esta iniciativa, apoiada pelo Município de Oeiras, conta ainda com a apresentação de uma mostra de trabalhos realizados pelos alunos do referido Agrupamento, com base no lixo marinho e também com a simbólica colocação de 17 pranchas a formar a palavra “MAR” no areal. No final, terá lugar uma demonstração da modalidade de stand up paddle, pelo Centro de Atividades Náuticas (CAN).

Todos os trabalhos artísticos, que integram a referida mostra, serão construídos com base em resíduos recolhidos na praia e no mar, visando chamar a atenção para um dos problemas mais prementes do mundo: a poluição do Oceano.

Refira-se que este evento integra o programa do novo projeto do Agrupamento de Escolas de Paço de Arcos, “Mar-arte”, desenvolvido no âmbito Escola Azul, do qual o Município de Oeiras é parceiro, que tem por objetivo capacitar jovens com competências desportivas (na área do stand up paddle) e artísticas que também lhes permitam promover valores ligados à proteção e sustentabilidade do oceano.

O projeto O “Mar-arte” foi pensado para a disciplina de projeto de inovação em cidadania e desenvolvimento (PICD) da Escola Básica Dr. Joaquim de Barros, contando com a participação de duas turmas do 5º ano, num total de 45 alunos.

Os resultados esperados desta iniciativa são a promoção da educação e treino de desporto náutico, o desenvolvimento da criatividade artística, a formação em literacia do oceano e a interação com a comunidade através da apresentação de exposições.

Trata-se de um projeto inovador que pretende contribuir, de uma forma criativa e dinâmica, para a motivação dos jovens na obtenção de competências em diversas áreas do saber ligados com a literacia do oceano.

Programa:

9h – 11ºN preparação das pranchas para escrever na areia MAR. / Preparação dos resíduos já recolhidos para exposição

10:30h – Chegada à praia dos alunos e início de recolha de lixo marinho

11h – Visita aos trabalhos realizados pelos alunos

12h – Fotografias sobre a praia e grupo, através da utilização de um drone

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Intervalo Grupo de Teatro apresenta espetáculo infantil ‘A Revolta dos Brinquedos’

O Intervalo Grupo de Teatro apresenta o espetáculo infantil 'A Revolta dos Brinquedos' em cena todos os sábados e domingos, às 16h, até fevereiro...

Rubrica semanal da Antena 2 ‘Contraconto’ acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço

A rubrica semanal da Antena 2 'Contraconto' passa ao formato espetáculo, que será acolhido pelo Teatro Municipal Amélia Rey Colaço para duas apresentações a...

‘Os Grandes Mestres do Séc. XX’ em Oeiras no âmbito do Programa de Clássicos em Oeiras

O Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, vai ser palco de mais um concerto  de música clássica. Dois grandes mestres da orquestração, cuja mestria...

Concurso ‘Bairro da Música’ procura jovens músicos de Oeiras

O concurso 'Bairro da Música' é um desafio à criação de uma música, individualmente ou em grupo, cujo prémio para o vencedor do concurso...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz