15 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Abril 2021
Inicio Ciência Ludwig Krippahl na próxima sessão do “Festival Cogito – ideias que transformam”

Ludwig Krippahl na próxima sessão do “Festival Cogito – ideias que transformam”

Em janeiro continua o “Festival Cogito – ideias que transformam”, uma organização do Município de Oeiras que alia várias abordagens repartidas por projetos dedicados à reflexão e ao diálogo sobre ideias transformadoras.

“Para Ler as ideias do mundo”, apresenta semanalmente o Jornal COGITO, um serviço de notícias e notícias-filme globais, nacionais e de Oeiras. Pode receber o jornal das ideias inscrevendo-se na Newsletter semanal, ou ler diretamente em www.cogito.pt. É gratuito. “Para ouvir boas ideias”, o programa é composto pelas Conversas Criativas que acontecem semanalmente às 4ªs feiras, pelas 21h30. Contam com a colaboração do público, as conversas procuram estimular as boas ideias num processo de co-criação ao vivo. Inclui ainda os Diálogos COGITO, às 5ªs feiras, assentes em conversas com cientistas sobre ideias de longo alcance, que abordam temas fora da caixa, atuais e atrativos, mais direcionados para os jovens. Em resumo, o Festival desafia personalidades de várias áreas para, durante o mês de janeiro, discutir temas diversos em ligação com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia (EOCT), a saber:

• 21 de janeiro, o cientista Ludwig Krippahl, participa na série Diálogos Cogito – ideias de longo alcance para debater se “Um mundo cheio de tretas. Quer cair nelas?” Ludwig Krippahl  é professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT) e doutorado em bioquímica. Investiga na área da bioinformática com um foco na utilização de inteligência artificial para modelar questões inerentes à biologia. Assume-se como um cético e alimenta o seu pensamento em vários blogs, nomeadamente o blog “Que Treta” (https://ktreta.blogspot.pt/).

 27 de janeiro, o engenheiro informático Rui Carmo, participa na série Conversas Cogito – processo co-criativo ao vivo, com o tema “Quais são mesmo as profissões do futuro?” Rui Carmo é engenheiro Informático pelo Instituto Superior Técnico. É sobretudo arquiteto Sistemas, especialista em Inteligência Artificial, estratega, tecnólogo. Assume-se como um pensador e mantem o Blog sobre tecnologia, Tao of Mac (https://taoofmac.com/space).

• 28 de janeiro, o jurista Pedro Krupenski participa na série Diálogos Cogito – ideias de longo alcance para debater “O futuro vai mesmo ser melhor?” Pedro Krupenski, licenciado em direito, especializou-se em direito penal, tendo exercido advocacia durante alguns anos até se ter dedicado à cooperação para o desenvolvimento. Trabalhou em vários países, como Timor Leste e Moçambique. Quando regressou a Portugal assumir função de Diretor Executivo da Plataforma Portuguesa das ONGD, ao que se seguiu a Direção Executiva da Amnistia Internacional – Portugal. Seguiu-se a direção de desenvolvimento da Oikos. Agora é assessor do Conselho de Administração da Fundação Oriente. Tem vários artigos publicados, um conto e um romance histórico.

Porém, o COGITO explora outros temas nas restantes áreas e “para aprender a ter boas ideias” e melhorar a forma como as pensamos e comunicamos, a Academia COGITO dinamiza às 3ª feiras, pelas 18h30 (a 5, 12, 19 e 26 de janeiro), aulas de criatividade e projeto com o objetivo de desmistificar a criatividade, o processo criativo e a sua aplicação.

A concluir, e “para apresentar ideias”, o Speaker Corner vai dar palco ao cidadão comum e aos estudantes do ensino secundário. Numa grande Festa do Conhecimento, no sábado 30 de janeiro de 2021, no Palácio Flor da Murta, temos em destaque um espaço de apresentação e comunicação de boas e grandes ideias.

O COGITO 2021 é conhecimento, criatividade e cultura e, ao mesmo tempo, é estratégia de desenvolvimento rumo à “Capital Nacional da Ciência e Inovação”. Engloba vários temas de interseção com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025, a qual convoca ao trabalho em rede entre o meio empresarial, os centros de investigação, as universidades e os cidadãos de Oeiras, sempre no pressuposto de aproximar a ciência, o conhecimento e a criatividade que se faz em Oeiras a vários públicos e às escolas, e estes aos cientistas e suas instituições.

Estamos prontos e desejosos de percorrer caminhos que nos conduzirão ao topo e ao objetivo comum de consolidar a ciência e tecnologia como parte da identidade de Oeiras.

Pode acompanhar as emissões em direto na página de Facebook: https://www.facebook.com/ideiasquetransformamoeiras/

 

INFORMAÇÕES:
https://www.cogito.pt/

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

IST. Técnico é parceiro em projeto internacional para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes

O BIOCO2 é um projeto internacional no âmbito de tecnologias CCS –CCU para a redução da pegada carbónica usando bio-adsorventes. O objetivo é...

PHC CS: a evolução digital no caminho para a competitividade da sua empresa

O PHC CS é um software que permite evoluir digitalmente as empresas, assegurando uma gestão competitiva e que, ao mesmo tempo, proporciona os melhores...

Militantes do PS Oeiras aprovam mais dois candidatos a Freguesias do Município

Estão escolhidos os cabeça de lista do PS Oeiras para a freguesia de Porto Salvo e União de Freguesias de Oeiras, São Julião da...

Federação Portuguesa de Futebol colabora no combate ao racismo

A Federação Portuguesa de Futebol contribuiu para a construção do Plano de Combate ao Racismo e à Discriminação, que foi apresentado na passada sexta-feira...

Comentários Recentes