18.7 C
Oeiras Municipality
Sex 10 Julho 2020
Inicio Portugal Mais de 30% de consultas e cirurgias do SNS adiadas devido ao...

Mais de 30% de consultas e cirurgias do SNS adiadas devido ao Covid-19 já foram remarcadas

Até à passada semana, mais de 30% de consultas e cirurgias no Serviço Nacional de Saúde (SNS) adiadas devido à pandemia de Covid-19 já tinham sido remarcadas. A informação é avançada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que sublinha que estes reagendamentos foram realizados “sem recurso a mecanismos adicionais”.

 

“Até ao final da semana passada já havia mais de 30% de atividade de consulta e de cirurgia que tinha sido suspensa e que já estava remarcada e, portanto, sem recurso a mecanismos adicionais e este trabalho é um trabalho que vai ser continuado nos próximos dias e semanas”, disse Marta Temido, citada pela TSF.

 

O plano de recuperação da atividade suspensa “está a ser desenhado” e com base “nos levantamentos feitos pelas próprias instituições”, disse Marta Temido. “Temos vindo a trabalhar há várias semanas com hospitais e unidades de saúde nesse tema. Esse é um trabalho que irá agora ter desenvolvimentos concretos e específicos em torno dos cuidados de saúde primários, através de um conjunto de reuniões que vamos realizar ao longo do dia de amanhã e da próxima semana”.

 

Segundo a ministra, é nas especialidades de dermatologia, oftalmologia, ortopedia e neurologia onde existe maior número de pendências à espera de primeira consulta hospitalar, sendo estas as especialidades que já registavam listas de espera.

 

No que diz respeito a cirurgias, oftalmologia e ortopedia, esta última “das intervenções mais simples às altamente complexas” e também a neurocirurgia, “onde alguns atos só são praticados no SNS”, não tendo alternativa fora dele, são as especialidades que “mais preocupam” o Governo.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

NucleOeiras – ADNO conquista resultados de relevo no Campeonato Regional de Juvenis

A NucleOeiras - ADNO participou, no passado sábado 4 de junho de 2020, realizou-se no Estádio Universitário em Lisboa o Campeonato Regional de Juvenis,...

ISQ garante segurança dos ventiladores pulmonares

Para que os ventiladores pulmonares possam ser colocados no mercado e utilizados em segurança, têm de estar de acordo com vários requisitos, nomeadamente os...

NOS Alive’21. Red Hot Chilli Peppers confirmados no placo NOS em 2021

A 14ª Edição do NOS Alive está de volta nos dias 07, 08, 09 e 10 de julho de 2021, no Passeio Marítimo de...

Município de Oeiras financia com mais 5 mil euros os postos de enfermagem de Barcarena e Caxias

A Câmara Municipal de Oeiras atribuiu uma comparticipação financeira, no valor total de 5.000,00€, para apoiar o funcionamento dos Postos de Enfermagem da Junta...

Comentários Recentes