16 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Fevereiro 2024
Inicio Portugal Mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos em risco máximo de incêndio

Mais de 60 concelhos estão esta quarta-feira em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Segundo avança o IPMA, a grande maioria destes concelhos localizam-se sobretudo do interior Norte e Centro do país.
Em risco máximo de incêndio encontram-se mais de 60 municípios dos distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro.
Prevê-se para hoje uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior e, apesar de  já não estar em vigor a situação de alerta decretada pelo Governo, o IPMA alerta que, para além da subida da temperatura, o vento ainda vai soprar forte na faixa costeira e nas terras altas.
Além dos concelho em risco máximo de incêndio, o IPMA colocou grande parte da região Norte e Centro, e alguns municípios do Algarve, em risco muito elevado. Em risco elevado estão mais de 50 municípios dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro, adianta o SAPO.

 

Para esta quarta-feira prevê-se nebulosidade matinal no litoral Centro, vento por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas e uma pequena subida de temperatura nas regiões do interior, com as temperaturas máximas a variar entre os 22º (Aveiro) e os 39º (Évora) e as mínimas entre os 15º (Bragança, Aveiro, Coimbra e Leiria) e os 24º em Portalegre.

 

O calor colocou ainda nove distritos sob aviso amarelo, uma situação que se vai prolongar até às 20h00 de quinta-feira. Braga, Bragança, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Portalegre, Viseu, Évora e Beja estão até quinta-feira sob aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

 

O território de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão hoje em risco muito elevado de exposição aos raios ultravioleta (UV), assim como as ilhas açorianas do Faial e Flores.

 

Aconselha-se o utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e que se evite a exposição das crianças ao sol, enquanto no risco extremo é pedido que as pessoas permaneçam em casa.

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras inaugura Espaço de Emergência Social

O Espaço de Emergência Social, inaugurado nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, pela Vereadora Teresa Bacelar e técnicos municipais, assegura o atendimento a pessoas...

Segunda ação de plantação aberta à comunidade em Carnaxide

Carnaxide é o local escolhido para a segunda ação de plantação aberta à comunidade, a realizar nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro....

António Sala é o convidado do ‘Nós Leitores’ de fevereiro

António Sala, comunicador com mais de sessenta anos de carreira, é o convidado da próxima sessão de ‘Nós, Leitores’ que se irá realizar dia...

Câmara de Oeiras entrega casas a funcionários do Município

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar e entregar, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 11h30, na Rua...

Comentários Recentes