16 C
Oeiras Municipality
Qui 22 Fevereiro 2024
Inicio Desporto Manhã de recorde na EDP Maratona de Lisboa

Manhã de recorde na EDP Maratona de Lisboa

O etíope Andualem Belay Shiferaw venceu este domingo pela terceira vez consecutiva da EDP Maratona de Lisboa, ao cruzar a linha de meta instalada na Praça do Comércio num tempo que representa também um novo recorde do percurso (2:05.45). Na prova feminina, Bornes Kitur venceu e ficou a somente 3 segundos da melhor marca da prova lusa, com 2:24.17 horas.

A terceira vitória do atleta etíope em terras portuguesas começou a ser desenhada ainda antes da barreira dos 30 quilómetros, quando se destacou do grupo que restava juntamente com Haftu Asefa. Instantes depois deixaria o seu compatriota para trás e cortaria a linha de meta com uma marca que representa não só um recorde do percurso, como também melhor marca pessoal (que também tinha sido fixada em Lisboa) – 2:05.52. A fechar o pódio ficaram os compatriotas Hafty Asefa e Birhan Tesfaye (com 2:06.33 e 2:07.04, respetivamente).

Na corrida feminina, a discussão pela vitória também foi a duas, no caso entre a etíope Buzunesh Gudeta e a queniana Bornes Kitur. Acabou por levar a melhor esta última, cruzando a linha de meta em 2:24.17, falhando a obtenção de um novo recorde do percurso por 3 segundos. Kitur triunfou depois de uma corrida na qual contou com a enorme contribuição do português José Sousa, o melhor representante nacional, que serviu de lebre de princípio a fim e que terminou no 14.º posto final entre os elites. Quanto a Gudeta, acabaria mesmo por ceder na fase final e foi superada nos últimos quilómetros por Sorome Amente, a segunda colocada. Joana Fonseca, com 2:40.24, foi a melhor lusa, em 9.º na geral feminina.

Andualem Shiferaw (vencedor masculino, com 2:05.43): “Estou feliz por ter ganho pela terceira vez. Lisboa é quase como a minha casa. A corrida é boa, o clima também. Estou feliz por ter voltado e se os organizadores me convidarem de novo, voltarei com todo o gosto. Posso melhorar o recorde do percurso ainda mais.”

Vitórias africanas também na Luso Meia Maratona

A manhã contou ainda com a disputa da Luso Meia Maratona, com 15 mil corredores do pelotão popular. No plano de elite, o queniano Charles Langat e a etíope Emebet Mamo venceram as provas, conseguindo superar as respetivas melhores marcas pessoais.

Na corrida masculina, Langat ganhou em 1:00.44 horas, melhorando o seu máximo em mais de dois minutos (o anterior era de 1:02.59). O queniano deixou bateu sobre a linha de meta o etíope Dinkalen Adane (1:00.46). Em terceiro lugar ficou o ugandês Isaac Kibet (1:01.23). Rui Pinto acabou como melhor português, em 10.º, com 1:03.52.

Quanto à prova feminina, a etíope Emebet Mamo ganhou com 1:09.35 – recorde pessoal também, no caso por 24 segundos (o anterior era de 1:09.59), à frente das quenianas Ludwina Chepngetich (1:10.31) e Faith Jeptoo (1:10.54). Carla Salomé Rocha foi a melhor portuguesa, com 1:13.27, no sexto posto feminino.

Charles Langat (vencedor da meia maratona): “Não esperava ganhar, mas consegui. Senti-me bem no final e forcei o ritmo. [Com o Dinkalen Adane] ajudámo-nos mutuamente na prova. O clima não foi bom, estava muito quente”

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras inaugura Espaço de Emergência Social

O Espaço de Emergência Social, inaugurado nesta segunda-feira, dia 19 de fevereiro, pela Vereadora Teresa Bacelar e técnicos municipais, assegura o atendimento a pessoas...

Segunda ação de plantação aberta à comunidade em Carnaxide

Carnaxide é o local escolhido para a segunda ação de plantação aberta à comunidade, a realizar nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro....

António Sala é o convidado do ‘Nós Leitores’ de fevereiro

António Sala, comunicador com mais de sessenta anos de carreira, é o convidado da próxima sessão de ‘Nós, Leitores’ que se irá realizar dia...

Câmara de Oeiras entrega casas a funcionários do Município

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar e entregar, na próxima sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 11h30, na Rua...

Comentários Recentes