11.4 C
Oeiras Municipality
Qua 30 Novembro 2022
Inicio Desporto Manhã de recorde na EDP Maratona de Lisboa

Manhã de recorde na EDP Maratona de Lisboa

O etíope Andualem Belay Shiferaw venceu este domingo pela terceira vez consecutiva da EDP Maratona de Lisboa, ao cruzar a linha de meta instalada na Praça do Comércio num tempo que representa também um novo recorde do percurso (2:05.45). Na prova feminina, Bornes Kitur venceu e ficou a somente 3 segundos da melhor marca da prova lusa, com 2:24.17 horas.

A terceira vitória do atleta etíope em terras portuguesas começou a ser desenhada ainda antes da barreira dos 30 quilómetros, quando se destacou do grupo que restava juntamente com Haftu Asefa. Instantes depois deixaria o seu compatriota para trás e cortaria a linha de meta com uma marca que representa não só um recorde do percurso, como também melhor marca pessoal (que também tinha sido fixada em Lisboa) – 2:05.52. A fechar o pódio ficaram os compatriotas Hafty Asefa e Birhan Tesfaye (com 2:06.33 e 2:07.04, respetivamente).

Na corrida feminina, a discussão pela vitória também foi a duas, no caso entre a etíope Buzunesh Gudeta e a queniana Bornes Kitur. Acabou por levar a melhor esta última, cruzando a linha de meta em 2:24.17, falhando a obtenção de um novo recorde do percurso por 3 segundos. Kitur triunfou depois de uma corrida na qual contou com a enorme contribuição do português José Sousa, o melhor representante nacional, que serviu de lebre de princípio a fim e que terminou no 14.º posto final entre os elites. Quanto a Gudeta, acabaria mesmo por ceder na fase final e foi superada nos últimos quilómetros por Sorome Amente, a segunda colocada. Joana Fonseca, com 2:40.24, foi a melhor lusa, em 9.º na geral feminina.

Andualem Shiferaw (vencedor masculino, com 2:05.43): “Estou feliz por ter ganho pela terceira vez. Lisboa é quase como a minha casa. A corrida é boa, o clima também. Estou feliz por ter voltado e se os organizadores me convidarem de novo, voltarei com todo o gosto. Posso melhorar o recorde do percurso ainda mais.”

Vitórias africanas também na Luso Meia Maratona

A manhã contou ainda com a disputa da Luso Meia Maratona, com 15 mil corredores do pelotão popular. No plano de elite, o queniano Charles Langat e a etíope Emebet Mamo venceram as provas, conseguindo superar as respetivas melhores marcas pessoais.

Na corrida masculina, Langat ganhou em 1:00.44 horas, melhorando o seu máximo em mais de dois minutos (o anterior era de 1:02.59). O queniano deixou bateu sobre a linha de meta o etíope Dinkalen Adane (1:00.46). Em terceiro lugar ficou o ugandês Isaac Kibet (1:01.23). Rui Pinto acabou como melhor português, em 10.º, com 1:03.52.

Quanto à prova feminina, a etíope Emebet Mamo ganhou com 1:09.35 – recorde pessoal também, no caso por 24 segundos (o anterior era de 1:09.59), à frente das quenianas Ludwina Chepngetich (1:10.31) e Faith Jeptoo (1:10.54). Carla Salomé Rocha foi a melhor portuguesa, com 1:13.27, no sexto posto feminino.

Charles Langat (vencedor da meia maratona): “Não esperava ganhar, mas consegui. Senti-me bem no final e forcei o ritmo. [Com o Dinkalen Adane] ajudámo-nos mutuamente na prova. O clima não foi bom, estava muito quente”

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Dia internacional da Cidade Educadora

Hoje, 30 de novembro, celebra-se o Dia internacional da Cidade Educadora, que na edição de 2022 tem como lema ‘A Cidade Educadora, cidade de...

PHC Software eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal pelo terceiro ano consecutivo

Pelo terceiro ano consecutivo, a PHC Software é eleita uma das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Mais um passo decisivo para continuar a inspirar...

IDLES confirmados no Palco NOS da 15ª edição do NOS Alive

IDLES são a primeira confirmação para o dia 7 de julho, no Palco NOS, da 15ª edição do NOS Alive. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, Brutalism, em 5 anos a...

2ª Milha de Queijas corre-se a 1 de dezembro

Em 2022 o Grupo Musical 1º de Dezembro de Queijas, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, irá promover, pela segunda vez, a...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz