17.6 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Maio 2021
Inicio Entretenimento Cultura MAP. Café dos Poetas regressa em maio com novas sessões

MAP. Café dos Poetas regressa em maio com novas sessões

O Café dos Poetas é um lugar de conversa, partilha e divulgação da palavra. Ao longo de dez sessões temáticas de poesia e música, cada uma com três convidados e um músico, trazem-se para a mesa poetas, escritores, livros, revistas e tudo o mais que for sendo enovelado.

A próxima sessão decorre já a 5 de maio, e terá como tema ”Cesariny vs Pacheco”. A tertúlia decorre no Palácio Anjos, Alameda Hermano Patrone – Café Astúrias e conta com Miguel Sopas, Manuel João Vieira, Rui Portulez e Carlos Barretto (contrabaixo).

O conceito destas tertúlias poéticas baseia-se sobretudo naquilo que consideramos ser “poesia de proximidade”. Trata-se de uma forma de divulgação cultural – neste caso a performance poética – levada ao público de forma informal, próxima e interativa.

O anfitrião (host) é Nuno Miguel Guedes. Jornalista, argumentista, letrista, melómano, romântico, membro regular do colectivo Lisbon Poetry Orchestra e apresentador dos encontros de poesia Poetas do Povo. É ele que vai lançar e enlaçar as conversas sobre Cesário Verde, Clarice Lispector, Novos Novos, Poetas, Revistas Literárias, As Pessoas do Pessoa, Cesariny vs. Pacheco ou a Edição Independência, entre outros temas

Até 12 de Junho, há dez lotes à sua espera n’O CAFÉ DOS POETAS. É possível assistir e participar, ao vivo, no local onde decorre cada sessão – sujeito a reserva prévia – ou acompanhar através da transmissão em directo, por vídeo.

Mais informações em:
– mapoeiras.com/eventos
– facebook.com/oeirasmap/events/

SESSÕES

5 Maio | 19:00
Café dos Poetas Sessão 4: Cesariny vs. Pacheco
Palácio Anjos, Alameda Hermano Patrone – Café Astúrias
Com Miguel Sopas, Manuel João Vieira, Rui Portulez e Carlos Barretto (contrabaixo).

Duas grandes figuras nacionais que para além da obra elevaram a má-lingua a uma das Belas-Artes. Brilhantes, sarcásticos, comoventes: eis os textos – e duelos literários – entre Mário Cesariny e Luiz Pacheco. E mais, muito mais!

14 Maio | 19:00
Café dos Poetas Sessão 5: As Pessoas do Pessoa
Palácio do Egipto, Rua Álvaro António dos Santos – Chá da Barra (esplanada)
Com Richard Zenith, Clara Riso, Paula Cortes e João Fragoso (contrabaixo).

Fernando Pessoa é mais do que um poeta: é um jogo de espelhos, interminável, um labirinto onde se entra com gosto e não apetece sair. Quem é quem, quem escreve o quê? Um café com um génio maior

21 Maio | 19:00
Café dos Poetas Sessão 6: Do Eterno Feminino
Fábrica da Pólvora – Restaurante Maria Pimenta
Com: Cláudia Clemente, André Tecedeiro, Cláudia Marques Santos e Luís Bastos (no clarinete e saxofone).

Haverá uma “escrita feminina”? Ou apenas mulheres que são poetas? Essa será uma pergunta que pairará neste café. Mas mais importante é conhecer a textura da poesia que se irá praticar.

7 Junho | 21:00
Café dos Poetas Sessão 7: Sessão Especial – Poetry Ensemble
Palácio Marquês de Pombal – Adega Largo Marquês de Pombal, 21
Com: Paula Cortes (voz), José Anjos (voz, guitarra e percussões), Alex Cortez (no baixo) e Filipe Valentim (no piano).

O Poetry Ensemble é uma formação mais reduzida da Lisbon Poetry Orchestra, mas que justamente por isso oferece aos poemas e às composições que pratica uma roupagem próxima e sedutora. A não perder.

10 Junho | 21:00
Café dos Poetas Sessão 8: Pára-me de repente o pensamento
Palácio Anjos, Alameda Humano Patrone – Café Astúrias
Com: José Anjos, Cláudia R. Sampaio, António Poppe e Vítor Rua (na Guitarra).

Este Café dos Poetas toma emprestado um verso de Ângelo Lima, poeta apontado como louco e que passou grande parte da sua vida internado numa instituição psiquiátrica. Quem são estas mulheres e homens, marginais e quase malditos, que desafiam o conceito de normalidade? Vamos ouvir algumas das suas vozes.

11 Junho | 21:00
Café dos Poetas Sessão 9: Edição Independente
Palácio Anjos, Alameda Humano Patrone – Café Astúrias
Com: Maria Quintans, Emanuel Cameira, João Pedro Azul e Miguel Feraso Cabral na Guitarra.

À margem dos grandes grupos editoriais existem pequenas ilhas que se transformam em arquipélagos de independência por vontade própria. Quem editam, quem quer lá ser editado? E compensa? Porque o farão? Venham descobrir neste Café.

12 Junho | 21:00
Café dos Poetas Sessão 10: Revistas Literárias
Palácio Anjos, Alameda Humano Patrone – Café Astúrias
Com: Miguel Martins, Isabel Lucas, André Gago e Giulia Cat (Auto harpa).

Uma revista literária num país que não lê é sempre uma aventura. Mas com tradição maior, mas com urgência maior que desafia o tempo enquanto o reflecte. Conversas e poetas cúmplices destas aventuras.

SOBRE O MAP

O MAP é um festival apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras e insere-se num conjunto de iniciativas integradas na candidatura de Oeiras à Capital Europeia da Cultura 2027, que têm como objetivo posicionar simbolicamente Oeiras enquanto Capital da Poesia e das Culturas da Língua Portuguesa.

O MAP é um festival pluridisciplinar e transversal que explora a Palavra e a sua relação com outras disciplinas como tema central e força motriz de todo o evento.

O Festival MAP apresenta uma grande diversidade de eventos que ocorrem em várias localidades, permitindo a criação de percursos que cobrem todo o concelho de Oeiras.

A Poesia estará presente sob todas as formas: da música às artes plásticas, das conferências aos workshops, dos debates às conversas, da culinária à cidadania, da escola ao espaço público e mediático.

O MAP pretende ajudar a redefinir fronteiras e territórios, revisitar o real e reinventar o nosso imaginário poético.

Com iniciativas a ter início em Abril de 2021, o MAP acontece no concelho de Oeiras e culminará num período mais intenso entre 9 e 13 de Junho de 2021.

O MAP apresenta um conceito de programação que integra diversas atividades culturais que cruzam a literatura com diferentes disciplinas artísticas, oferecendo um conjunto vasto de iniciativas onde a criatividade, a Palavra e a ligação com o público são os elementos principais.
⦁ A Secreta Vida das Palavras – Concurso de fotografia que resulta num espetáculo multimédia (fotografia, poesia e música).
⦁ Poder da Palavra – Concurso de eloquência, debate e argumentação.
⦁ Poetry Bus – Autocarro com um pequeno “set” para “show cases” itinerantes de poesia.
⦁ Árvore dos Mil Poemas – Instalação artística.
⦁ Café dos Poetas – Sessões de poesia performativa em espaços públicos.
⦁ Receitas Literárias – Série de vídeos com receitas de culinária inspiradas em poemas e obras de vultos da literatura em língua portuguesa.
⦁ A Poesia Está na Rua – Espetáculos de Música e Poesia (Cantautores, Performance poética e Spoken Word).
⦁ Coisas Que Há́ Que Não Há – Vídeos de carácter pedagógico para crianças do primeiro ciclo com exercícios práticos de trabalhos manuais, textos e músicas em torno da poesia escrita, dita ou cantada.
⦁ Atelier de Poetry Slam – Workshop para desenvolver aptidões para performance de Poetry Slam e que culmina com um torneio.
⦁ Manifestos – Espetáculo concebido pelo grupo Primeiros Sintomas com a participação da população de Oeiras e que relaciona voz, movimento, teatro e poesia.
⦁ Cine Poesia – Ciclo de documentários sobre poetas e escritores de língua portuguesa.
⦁ Conferência, Debates, Workshops e Conversas

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ apoia iniciativa do Instituto Camões para Moçambique

O ISQ acaba de assinar uma parceria com o Instituto Camões para a implementação da ação “Mais Emprego para os jovens de Cabo Delgado”,...

MAP Oeiras. Programação Infantil ”Coisas que há que não há” já tem inscrições abertas

"Coisas que há que não há" é um conjunto de oficinas direcionadas para os mais novos. Com entrada livre, os participantes apenas têm de...

Oeiras celebra Dia Internacional dos Museus 2021

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido em 1977 pelo ICOM (INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS) é celebrado em todo o mundo no dia 18 de...

Mercado Municipal de Porto Salvo recebe Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’

O Mercado Municipal de Porto Salvo recebe nos terceiros sábados do mês a Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’. A próxima será já...

Comentários Recentes