17.6 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Maio 2021
Inicio Desporto Maratona Clube de Portugal lança seis novas corridas virtuais com inscrições...

Maratona Clube de Portugal lança seis novas corridas virtuais com inscrições gratuitas na sua app e envia medalhas exclusivas

Depois do sucesso das corridas virtuais realizadas em maio e outubro de 2020, o Maratona Clube de Portugal (MCP) e os seus principais parceiros, nomeadamente, EDP, Vodafone, CME, Mimosa, Águas de Luso e Novo Verde + ERP Portugal, com o desafio “Reciclo Sem Parar”, lançam seis novas corridas, uma por semana com as distâncias de 5 ou 10 quilómetros, com a primeira prova a ter início a 12 de abril de 2021.

Com o incentivo dos patrocinadores oficiais e os apoios institucionais do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e da Câmara Municipal de Lisboa (CML) é possível promover esta terceira edição das corridas virtuais, num formato gratuito para os participantes e com a oferta de uma medalha exclusiva (o número de medalhas é limitado).

O calendário das corridas apresenta seis provas em “sequência”, criando uma dinâmica semanal para um número de participantes que se espera que atinja os números de outubro (cerca de 10.000 participantes únicos). “Por esta altura, em 2020, estava longe de imaginar que teríamos de organizar corridas virtuais, mas a pandemia, e a sua trágica evolução, assim o ditaram. Hoje sinto que fizemos o melhor, tendo em conta o que é permitido no âmbito dos eventos desportivos”, sublinha Carlos Moia, presidente do Maratona Clube de Portugal, que acrescenta ainda “Vivo um misto de sentimentos, por um lado a enorme tristeza por ainda não podermos organizar os grandes eventos presenciais, por outro, a certeza de dever cumprido. Com a ajuda dos nossos parceiros, os nossos atletas, amadores e profissionais, continuaram a correr, num formato virtual.”

 

Desta forma, o MCP, mesmo durante uma crise tão grave e inesperada, como a que estamos a viver, cumpre o propósito com que nasceu há 30 anos: incentivar a prática desportiva, num formato seguro, acessível a todos e com um prémio final. Os cinco mil primeiros finalistas recebem uma medalha gratuita, alusiva à terceira edição desta iniciativa.

Para participar nas corridas virtuais é necessário estar registado na plataforma desenvolvida para o efeito. Os participantes podem registar-se na página das corridas ou diretamente na aplicação VRaces MCP e selecionar a prova ou provas em que pretendem participar. Após a seleção da(s) prova(s), cada participante recebe automaticamente o seu dorsal personalizado por email. Será enviado um dorsal por cada prova. No momento em que iniciarem a prova, os participantes devem ativar a aplicação para registar e validar a sua corrida. Também é possível fazer o upload de um ficheiro GPX na página da prova. Só serão consideradas válidas as participações que cumpram as instruções. Cada corrida tem que ser concluída dentro das datas definidas e numa única “sessão” (não é possível fazer pausas ou intervalos durante a participação numa prova). Depois de terminada a distância definida, o resultado de cada participante entra automaticamente na tabela de classificação. Todos os finalistas receberão um certificado de participação personalizado.

Calendário de Corridas

 

EDP 10K Virtual Race: 12 a 18 de abril

Vodafone 5K Virtual Race: 19 a 25 de abril

CME 10K Virtual Race: 26 de abril a 02 de maio

Novo Verde ERP 5K Virtual Race: 03 a 09 de maio

Luso 10K Virtual Race: 10 a 16 de maio

Mimosa 10K Virtual Race: 17 a 23 de maio

 

Regras de Inscrições

 

As inscrições são feitas na aplicação móvel VRaces MCP (disponível na Apple Store e no Google Play) ou na landing page das corridas. As inscrições são gratuitas bem como a aplicação móvel.

Os participantes já registados podem fazer o login na landing page ou na aplicação (confirmando que têm a última versão instalada) e selecionar automaticamente as provas em que pretendam participar. Por cada prova selecionada será enviado um dorsal personalizado.

É possível fazer a inscrição numa prova até ao limite da data de participação.

Reforçamos que os participantes têm que registar a sua participação na aplicação das provas, VRaces MCP, ou fazendo upload de um ficheiro GPX proveniente de outra aplicação ou dispositivo. Cada corrida tem que ser efetuada numa única corrida/sessão, num dos dias da semana definida para cada prova.

Resultados e Medalhas

Os resultados de cada participante entram automaticamente na tabela de classificação. Os certificados de participação personalizados são enviados automaticamente, por email.

Os 5.000 primeiros participantes “finalistas” (que terminem e registem o seu tampo na APP) receberão uma medalha, por correio, independentemente do número de provas que venham a concluir. A medalha será enviada para a morada inserida no registo. Não serão enviadas medalhas para moradas erradas ou incompletas.

Regras DGS

A organização apela aos participantes que cumpram as normas impostas pela DGS durante a sua corrida. O MCP pretende promover a prática desportiva, mas sempre em cumprimento com as regras de segurança e prevenção definidas pelas entidades competentes.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ apoia iniciativa do Instituto Camões para Moçambique

O ISQ acaba de assinar uma parceria com o Instituto Camões para a implementação da ação “Mais Emprego para os jovens de Cabo Delgado”,...

MAP Oeiras. Programação Infantil ”Coisas que há que não há” já tem inscrições abertas

"Coisas que há que não há" é um conjunto de oficinas direcionadas para os mais novos. Com entrada livre, os participantes apenas têm de...

Oeiras celebra Dia Internacional dos Museus 2021

O Dia Internacional dos Museus, estabelecido em 1977 pelo ICOM (INTERNATIONAL COUNCIL OF MUSEUMS) é celebrado em todo o mundo no dia 18 de...

Mercado Municipal de Porto Salvo recebe Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’

O Mercado Municipal de Porto Salvo recebe nos terceiros sábados do mês a Feira de roupa em 2ª mão ‘Lady Vintage’. A próxima será já...

Comentários Recentes