19.7 C
Oeiras Municipality
Sáb 26 Setembro 2020
Inicio Uncategorized Máscaras dos colaboradores do CERN testadas pelo ISQ

Máscaras dos colaboradores do CERN testadas pelo ISQ

O ISQ está a apoiar o CERN, o maior Laboratório de Física de Partículas do mundo, localizado na Suíça, com consultoria e ensaios à semi-máscara filtrante que este laboratório está a desenvolver.

 

Os serviços são prestados no âmbito das recomendações propostas pela União Europeia (UE 2020/403, de 13 de março de 2020), e de acordo com procedimentos de avaliação internacional da conformidade e de fiscalização do mercado, no atual contexto da pandemia COVID-19.

 

“Trata-se da realização de serviços de consultoria e testes para o desenvolvimento de uma máscara de proteção individual a ser usada pelos funcionários do CERN em ambiente coletivo e não clínico”, refere Rodrigo Pascoal, responsável do ISQ por acompanhar projetos com o CERN ou o ITER na área da fusão nuclear.

 

“As máscaras filtrantes são submetidas a ensaios previstos na Norma EN 149:2001+A1:2019, nomeadamente, ensaios de inspeção visual, temperatura condicionada, desgaste simulado, teste de desempenho, inflamabilidade, teste de CO2, resistência à respiração, eficiência de filtração e pressão diferencial”, refere André Mendes, Automotive Testin & Process Engineering | LABAUTO | Direção Laboratórios ISQ.

 

De acordo com as normas europeias, é fundamental que estes EPI (equipamentos de proteção individual) sejam verificados por uma entidade certificadora, que garanta a segurança e proteção dos mesmos face ao coronavírus. A realização de testes aos EPI permite não só minimizar os efeitos do SARS Cov-2 em ambiente laboral, mas também, facilitar e acelerar o uso destes equipamentos desenvolvidos pelo CERN.

 

“No âmbito da análise de conformidade de máscaras em geral, o ISQ está a apoiar a indústria nacional e internacional, de acordo com as especificações técnicas da Direção-Geral da Saúde e do Infarmed, I.P.”, complementa André Mendes.

 

Para Pedro Matias, Presidente do ISQ, “isto mostra a enorme capacidade da indústria nacional e nomeadamente de empresas portuguesas subirem na cadeia de valor e prestar serviços de valor acrescentado em qualquer lugar do Mundo e para entidades de referência a nível internacional, como é o caso do CERN, o maior acelerador de partículas”.

 

De lembrar que o ISQ é parceiro do CERN há vários anos, tendo estado envolvido na prestação de serviços de consultoria, inspeções e ensaios na fase da construção do LHC – The Large Hadron Collider, o maior acelerador de partículas e o de maior energia do mundo, com 27km, atravessando a fronteira franco-suíça. “O LHC constitui uma verdadeira odisseia científica pois visa expandir o conhecimento da humanidade sobre o mundo e o universo e dar resposta a questões como “o que é a matéria?”, “do que é feita?”, “qual é a sua origem?”, “como permanece unida formando objetos tão complexos como as estrelas, os planetas, o ar?”, conclui Pedro Matias.

 

No LHC participaram 26 engenheiros e inspetores do ISQ, qualificados em diversas especialidades, tendo realizado mais de 200 mil horas de inspeção e testes.

 

Nos próximos anos o CERN (no qual participam vários países europeus) planeia construir um acelerador circular de partículas quatro vezes maior e dez vezes mais potente que o LHC. Trata-se do FCC – Future Circular Collider, com cerca de 100km e uma energia até 100 TeV [tera-electrão-volts, unidade de medida de energia). Um projeto em que estão envolvidas 1300 pessoas de 150 universidades, centros de investigação, parceiros industriais, contando ainda com o apoio da Comissão Europeia. O custo estimado para o FCC é de 15 mil milhões de euros, prevendo-se a sua conclusão para 2050. A Europa está, assim, na vanguarda deste setor.

 

O ISQ integra uma rede de 16 laboratórios credenciados e oferece uma gama diversificada de serviços para a indústria, saúde, comércio, serviços e entidades públicas que precisam de garantir que as suas instalações, equipamentos e produtos cumprem os requisitos de qualidade e segurança e que estão em conformidade com a legislação, normas e diretrizes aplicáveis.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Alegro Alfragide volta a ter serviço My Style

A Consultoria de Imagem está de volta aos centros comerciais Alegro Alfragide e Alegro Setúbal, com o regresso do serviço My Style, a cargo...

Aerlis promove curso ”Marketing Digital”

A Aerlis vai promover de 29 de setembro a 22 de outubro, às terças e quintas-feiras das 19h00 às 22h00 o curso ''Marketing Digital'' Objetivos: ...

Palácio dos Aciprestes recebe peça ”A Volta ao mundo em 80 dias”

Dia 27 de Setembro, às 11h00, a Byfurcação Teatro apresenta ''A Volta ao mundo em 80 dias'', no jardim do Palácio dos Aciprestes em...

Oeiras anuncia atualização dos limites de horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais

Na sequência da publicação da Resolução do Conselho de Ministros (RCM) nº 70-A/2020, de 11 de Setembro, mantém-se a competência do Presidente de Câmara...

Comentários Recentes