15.9 C
Oeiras Municipality
Qui 25 Abril 2024
Inicio Sociedade Município de Oeiras apoiou atividades realizadas no âmbito do One Sustainable Ocean

Município de Oeiras apoiou atividades realizadas no âmbito do One Sustainable Ocean

A Conferência dos Oceanos, que decorreu entre os dias 27 de junho e 1 de julho no Altice Arena, em Lisboa, contou com uma série de eventos paralelos numa iniciativa a que se apelidou de One Sustainable Ocean.


município de Oeiras, através dos parceiros no território, participou em algumas das atividades desenvolvidas a propósito do One Sustainable Ocean, das quais se destacam:

  • Iluminação da Torre do Bugio, que decorreu na noite de 27 para 28 de junho e de 30 de junho para 1 de julho, que consistiu na iluminação da estrutura central do monumento e guaritas com cor azul, saudando a abertura e término da Conferência. Uma iniciativa programada que contou com o apoio do município de Oeiras e foi coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras e a United By the Sea, que pretendeu sinalizar simbolicamente o monumento enquanto referência imagética do litoral de Oeiras, da Barra do Tejo e do Porto de Lisboa e da aventura portuguesa nos oceanos.
  • Visitas de grupo à Fortaleza de S. Julião da Barra, a 28 de junho, destacando a importância histórica e militar e a sua dimensão plural: fortificação marítima, prisão de estado, farol e espaço diplomático. Iniciativa programada e coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, com a colaboração da United by the Sea e o apoio do Ministério da Defesa Nacional e Câmara Municipal de Oeiras.
  • Visitas de grupo ao Forte e Farol do Bugio, a 2 de julho, destacando a natureza globalizante sobre a sua evolução histórica, arquitetura, engenharia e funcionalidade (a fortificação, o farol, a prisão). Iniciativa programada e coordenada pela Espaço e Memória, Associação Cultural de Oeiras, com a colaboração da United by the Sea e o apoio da Direção de Faróis/Marinha Portuguesa, União de Freguesias de Oeiras, S. Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, Câmara Municipal de Oeiras e Oeiras Viva.

Todos estes eventos, paralelos à Conferência Internacional dos Oceanos, tiveram como propósito afirmar Portugal e Lisboa como uma cidade de Mar, priorizando a defesa e a preservação dos ecossistemas dos oceanos e mares e a investigação e a inovação, enquanto elementos potenciadores do crescimento da economia azul.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

‘Dança’ vai tomar conta dos palcos dos auditórios municipais em Oeiras

A 'Dança' vai tomar conta os palcos dos auditórios municipais em Oeiras nos próximos dias 27, 28 e 29 de abril e 18 de...

Poemas sobre a Liberdade na Livraria-Galeria Municipal Verney

Venha celebrar a liberdade numa tarde poética. No dia 27 de abril, a Livraria Municipal Verney abre as suas portas para o evento 'Poemas...

Concerto Sinfónico pela Orquestra Sinfónica Juvenil

No dia 26 de abril, o Município de Oeiras leva ao Jardim Municipal de Oeiras, o Concerto Sinfónico, pela Orquestra Sinfónica Juvenil, pelas 21h30. Neste...

Programa Municipal de coadjuvação realiza atividade ‘Orientação na escola – A rota da reciclagem’

O Programa Municipal de coadjuvação dos Professores Titulares do 1º Ciclo da Escola Básica tem vindo a garantir, ao longo dos 6 anos da...

Comentários Recentes