Chama-se ‘O Ensaio’ e pode ser agora visto por todos em Paço de Arcos: é composto por duas esculturas em bronze de Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, duas das figuras mais importantes da cultura portuguesa contemporânea e dois artistas muito queridos a Oeiras. A peça, do escultor António Vidigal, é uma homenagem da Câmara Municipal de Oeiras a “dois grandes amigos que caminharam nestas ruas. Eunice e Ruy, que hoje celebramos, fazem de Paço de Arcos, de Oeiras e de Portugal, lugares melhores”, afirmou o Presidente da CMO, Isaltino Morais, que presidiu a cerimónia.

A inauguração, que aconteceu ao final da tarde desta sexta-feira, dia 27, começou com um momento musical do Quinteto de Sopros da Orquestra de Câmara Portuguesa. Na ocasião, estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado do Executivo Municipal, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, Ruy de Carvalho e o filho de Eunice Muñoz, António Muñoz Borges, e muitos colegas de profissão de Ruy e Eunice.

Ruy de Carvalho está representado por uma escultura com 1,80m de altura, com uma mão apoiada nas costas de uma cadeira. Eunice Muñoz é representada por uma escultura em pé tal como o ator, de vestido comprido. O monumento escultórico foi criado por António Vidigal, a convite da Câmara Municipal de Oeiras, para homenagear os dois atores, a sua amizade e também o espaço cénico. “Normalmente faz-se uma escultura só para uma pessoa. Conseguir encontrar uma solução que homenageie duas pessoas, é mais desafiante. Criar esta peça implicou uma composição que também representasse a sua atuação, que nos desse a ideia da representação”, descreveu o artista plástico.
A peça encontra-se na Praça Guilherme Gomes Fernandes, requalificada recentemente e inaugurada também hoje.