13.6 C
Oeiras Municipality
Seg 23 Dezembro 2024
Inicio Saúde Município de Oeiras inaugura Unidade de Saúde Mental em Paço de Arcos.

Município de Oeiras inaugura Unidade de Saúde Mental em Paço de Arcos.

A nova Unidade de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO) é composta por 12 gabinetes clínicos Psiquiatria/Psicologia/Enfermagem, sala de ‘Grupos Terapêuticos’ e ‘Unidade de Dia’, para além de espaços de apoio administrativo.

“Para o Município de Oeiras, os seus cidadãos, utentes e profissionais este é um espaço fundamental para os tratamentos na área da saúde mental, onde aqueles que precisam poderão ser atendidos com naturalidade, num espaço onde se sintam bem e que se sintam parte integrante da comunidade”, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, nesta terça-feira, 30 de maio, durante a cerimónia de inauguração da Unidade de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), na qual também esteve presente o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Na ocasião, o Ministro da Saúde afirmou que o país precisa de mais exemplos na criação de unidades de saúde mental, à semelhança desta unidade inaugurada em Oeiras, com condições ideais para receber os utentes e combater estigmas associados à saúde mental.

“Este equipamento abre caminho e auxilia outros municípios do país que queiram criar uma unidade no seu território e não sabem como”, destacou Miguel Xavier, Coordenador Nacional das Políticas de Saúde Mental, a referir a importância da inauguração desta unidade para a Estratégia Nacional de Saúde Mental.

A nova Unidade de Saúde Mental está localizada na Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos, num prédio renovado e de propriedade do Município de Oeiras, cedido ao Centro Hospitalar Lisboa Ocidental por um prazo inicial de 5 anos e representa um investimento municipal global de 1.800.000,00€ (um milhão e oitocentos mil euros).

Refira-se que em 2022, o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental (CHLO) realizou 13875 consultas, prestando assistência a 3373 utentes.

Esta Unidade de Saúde Mental está dotada das melhores estruturas físicas para receber gabinetes clínicos, salas de grupo terapêuticos, unidade de dia e espaços de apoio Administrativo.

Todos os espaços e acessos cumprem a legislação para as acessibilidades, são insonorizados (garantindo-se a confidencialidade dos atos médicos), climatizados e dotados de estrutura informática.

Esta inauguração, que marca um projeto precursor na área da saúde mental em Oeiras e no país, contou ainda com a presença do Executivo Municipal e de Rita Peres, Presidente do Conselho de Administração do CHLO.

📽 Assista ao direto da inauguração:

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes