12.7 C
Oeiras Municipality
Dom 16 Março 2025
Inicio Saúde Município de Oeiras inaugurou Unidade Móvel de rastreio ao Cancro da Mama

Município de Oeiras inaugurou Unidade Móvel de rastreio ao Cancro da Mama

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, inaugurou dia 3 de março,  a Unidade Móvel de Rastreio ao Cancro da Mama, junto ao Centro de Saúde de Paço de Arcos.

Esta iniciativa reveste-se de relevante importância, uma vez que promove a saúde através da literacia e controlo de fatores de risco e permite a identificação de lesões precursoras de situações malignas ou estádios iniciais da doença, através do diagnóstico precoce e com a utilização de técnicas terapêuticas menos agressivas melhorando os resultados de saúde.

Estes rastreios têm assim, como objetivo, aumentar o sucesso do tratamento da doença oncológica, diminuir os números de morbilidade e mortalidade, apresentando-se como um instrumento de enorme importância no combate ao cancro e diminuição dos gastos com tratamentos.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) assume-se como uma entidade de referência nacional no apoio ao doente oncológico e família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em oncologia, regendo-se pelos valores da sensibilidade, equidade, ética, respeito, responsabilidade, transparência e compromisso. No âmbito da sua missão e decorrente do Protocolo estabelecido com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), na realização do Programa de Rastreio do Cancro da Mama, Oeiras é integrado neste Programa, através da realização de rastreio do cancro da Mama com recurso a Unidade Móvel.

A Unidade Móvel de Rastreio ao Cancro da Mama estará em funcionamento no Município de Oeiras até ao dia 6 de junho, de segunda a sexta-feira, das 09h20 às 13h, e das 14h às 17h40, nos seguintes locais:

  • 23 de fevereiro a 19 abril – Paço de Arcos (junto ao Centro de Saúde)
  • 21 de abril a 6 de junho – Linda-a-Velha (junto ao Centro de Saúde)

Este rastreio destina-se a mulheres com idade entre os 50 e 69 anos, que tenham recebido a convocatória realizada pela LPCC, com data, local e hora agendada e que preencham ainda os seguintes critérios:

➡️  Se no seu caso:

  • Não apresenta qualquer alteração na mama (assintomática);
  • Tem entre 50 e 69 anos;
  • Não tem próteses mamárias;
  • Não realizou mastectomia;
  • Nunca teve cancro da mama;
  • Não fez mamografia há menos de 6 meses;
  • Tem entre  45 e 50 anos, desde que já tenham iniciado o programa de rastreio do cancro da mama.

Saiba mais sobre esta iniciativa, assistindo ao vídeo da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O NRS-LPCC garante que todos os procedimentos de segurança e higienização vão continuar a ser feitos para manter o bom funcionamento do rastreio durante o atual período de pandemia. (caixa de observação)

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Palácio Anjos inaugura novas exposições

O Palácio Anjos, em Algés, recebe, até ao dia 4 de maio, três novas exposições, da autoria de Sonia Távora, Francisco Vidal e Nature...

Oeiras Education Forum: especialistas debatem desafios e oportunidades no setor educativo

O Presente e Futuro da Educação em Portugal foi o tema central da conferência 'Oeiras Education Forum', que decorreu nesta terça-feira, dia 11 de...

Apresentação do livro ‘Irrequietudes’ na Livraria Municipal Verney

A apresentação do livro ‘Irrequietudes’, de Magnólia dos Santos, decorre neste sábado, dia 15 de março, pelas 14h30, na Livraria Municipal Verney. Magnólia dos Santos...

Oeiras. IST promove evento Famílias Tech: Tecnologia e Criatividade em Família

Março e maio são meses dedicados à celebração da família. O Instituto Superior Técnico apresenta o evento ‘Famílias Tech’, uma iniciativa que terá lugar...

Comentários Recentes