14 C
Oeiras Municipality
Dom 25 Fevereiro 2024
Inicio Sociedade Mural e miradouro transformam Reservatório do Alto de Santa Catarina num espaço...

Mural e miradouro transformam Reservatório do Alto de Santa Catarina num espaço para a comunidade

O novo Reservatório do Alto de Santa Catarina, em Linda-a-Velha, foi inaugurado no passado dia 22 de setembro pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, e pelo Conselho de Administração dos Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora (SIMAS). Este evento marcou o culminar de um projeto de reabilitação dos SIMAS que não só expandiu significativamente a capacidade de armazenamento de água potável, mas também trouxe valiosos recursos para a comunidade: um miradouro que proporciona uma vista panorâmica da região e um mural sobre biodiversidade do local.

Com duas células com uma capacidade total de armazenamento de água potável de 7.500 m3, face aos 3.500 m3 anteriores, este novo Reservatório, que já se encontra em funcionamento, representa um aumento da reserva estratégica do Município de Oeiras para 68 mil m³ de água, contribuindo para uma gestão eficiente dos recursos hídricos da região.

Uma das características deste novo Reservatório é a construção de um jardim com bancos e baloiços que permitem desfrutar de um miradouro com vista panorâmica para a zona ribeirinha de Oeiras, o Farol do Bugio, o Geiser Marítimo de Paço de Arcos, o Passeio Marítimo de Oeiras e o Parque Urbano do Jamor. Foi nesta zona de jardim que o artista Tiago Hacke, especializado em pintura sobre a biodiversidade portuguesa, pintou um mural sobre a biodiversidade da região e a sua importância, acrescentando uma dimensão artística única à infraestrutura.

Este novo Reservatório do Alto de Santa Catarina é o resultado de um compromisso dos SIMAS com a sustentabilidade. Além do fornecimento de água de alta qualidade às comunidades, estamos a criar um espaço especial que conecta as pessoas com o seu ambiente. É uma demonstração da visão dos SIMAS para um futuro mais sustentável, onde o bem-estar das gerações vindouras está no centro de nossas ações.

 

Sobre o Reservatório do Alto de Santa Catarina

O Reservatório do Alto de Santa Catarina esteve em funcionamento desde 1999, mas foram detetados vários problemas estruturais cuja reparação implicaria investimentos avultados. Após uma monitorização pormenorizada dos SIMAS e da realização de um Estudo de Diagnóstico exaustivo que revelou essas anomalias, concluiu-se que a melhor solução seria demolir totalmente o Reservatório e construir um novo, no mesmo local.

Esta empreitada arrancou em agosto de 2021 e rondou os 3 milhões de euros. O novo Reservatório tem agora duas células com uma capacidade total de armazenamento de água potável de 7.500 m3, face aos 3.500 m3 do anterior, e permite abastecer as zonas do Alto de Algés e de Santa Catarina, que já eram abrangidas pelo reservatório anterior, bem como as áreas da Avenida da Índia, zona do Jamor e futuras zonas residenciais.

Prevê-se que, em 2060, a população abrangida pelo Reservatório seja de 16.510 habitantes. Além disso, a reabilitação permitirá ainda a possibilidade de construção de uma terceira célula, viabilizando a expansão da estrutura para uma capacidade total de 11.000 m3 – mais do triplo da anterior capacidade.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

ISQ cria novo laboratório em Portugal para testar iluminação no interior de veículos de nova geração

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior...

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’! A prova, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é organizada pela Associação de...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘Histórias de Música e Música com Histórias’ no Palácio Marquês de Pombal

‘Histórias de Música e Música com Histórias’ é o tema do próximo Concerto Didático para Pais & Filhos, no âmbito do programa Clássicos em...

‘Champagne’ é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 – ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes